que é o ROSSIO?

ROSSIO é uma infraestrutura de investigação que pretende ser uma referência nas áreas das Ciências Sociais, Artes e Humanidades. Permite acesso aberto e intuitivo a conteúdos digitais únicos e diversificados. A infraestrutura ROSSIO integra o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico e é o representante português no DARIAH – Digital Research Infrastructure for the Arts and Humanities.

Objetivos

O Portal ROSSIO pretende agregar, organizar, interligar, contextualizar, enriquecer e difundir um universo ímpar de conteúdos digitais provenientes de atividades de investigação, repositórios, arquivos, bibliotecas, coleções de arte e bases de dados de várias instituições de referência, representativos da riqueza e da diversidade da história, da sociedade e do património cultural de língua portuguesa.

Parceiros

O consórcio ROSSIO é coordenado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, destacando-se as suas Unidades de Investigação e a sua Divisão de Bibliotecas e Documentação e pelo Arquivo Municipal de Lisboa, Arquivo Municipal de Sintra, Arquivo Nacional do Som, Biblioteca Central de Marinha – Arquivo Histórico, Biblioteca Nacional de Portugal, Cinemateca Portuguesa–Museu do Cinema, Direção de História e Cultura Militar, Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Direção-Geral do Património Cultural, Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Teatro Nacional D. Maria II e Universidade de Coimbra. Conta ainda com provedores de conteúdos como o Repositório da Universidade NOVA (RUN), e o arquivo.pt (entidade parceira).

Financiamento

A Infraestrutura ROSSIO contou com um financiamento de cerca de 4,8 milhões de euros do Programa Operacional Regional de Lisboa, apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P./MCTES, através de fundos nacionais (PIDDAC), sob o projeto n.º 22139 – Infraestrutura ROSSIO – Ciências Sociais, Artes e Humanidades (2017-2022).

A NOVA FCSH na infraestrutura ROSSIO

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa é a instituição académica líder e de maior abrangência disciplinar no contexto das Ciências Sociais e Humanas em Portugal. Como coordenadora do consórcio ROSSIO, assegura a credibilidade científica da infraestrutura, integrando os seus acervos e o resultado dos trabalhos realizados ao longo das últimas décadas pelas suas Unidades de Investigação financiadas e avaliadas pela FCT.

Ficha de projeto

Portuguese Roadmap of Research Infrastructures (2014-2020)

Portuguese Roadmap of Research Infrastructures (2020 Update)

 

Contactos ROSSIO

Email: rossio@fcsh.unl.pt