Parceria NOVA FCSH/Santander institui Cátedra focada na Sustentabilidade
O mural da NOVA FCSH desenhado por Pitanga tem como tema a Sustentabilidade

A NOVA FCSH publicou as normas para a atribuição da Cátedra Santander no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, este ano com foco na “sustentabilidade como uma aspiração que mobiliza ambas as instituições”, determina o Despacho N.º 17/2023 da Faculdade. A iniciativa visa atrair individualidades de reconhecido mérito científico para apoiar a internacionalização da instituição e o estabelecimento de parcerias com outras entidades.

A Cátedra Santander será atribuída a uma personalidade internacionalmente reconhecida num dos domínios científicos das Ciências Socais e Humanas, que passará a integrar a Faculdade, durante um semestre, na qualidade de Professor/a Catedrático/a Convidado/a. Entre as suas responsabilidades contam-se a sua integração numa equipa de investigação, o desenvolvimento de projetos que promovam os Departamentos da Faculdade, participação na formação de investigadores e estudantes e realização de cursos e programas de formação avançada, nomeadamente ao nível de doutoramento e de pós-doutoramento. Deverá também proferir palestras e lecionar seminários nos domínios das ciências sociais e humanas em temas ligados à Sustentabilidade.

As candidaturas à Cátedra Santander devem ser apresentadas até 29 de setembro e os interessados devem ser propostos por, pelo menos, um Departamento e uma Unidade de Investigação da NOVA FCSH. O processo de candidatura requer o envio de um Curriculum Vitae detalhado da individualidade, um programa de atividades para o semestre e um parecer subscrito pelas instituições proponentes.

A Cátedra Santander constitui uma oportunidade para promover o avanço do conhecimento nas Ciências Sociais e Humanas e contribuir para a Sustentabilidade global.

Para mais informações consulte também o Edital N.º 23/2023.