NOVA FCSH subscreve apelo ao cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza
4 de Junho de 2024, 07:55
O dia 28 de maio de 2024 marcou o início de uma nova etapa no processo de reconhecimento internacional do Estado Palestiniano, com mais três Estados europeus a adotarem esta decisão. Dando sequência à iniciativa da Universidade NOVA de Lisboa que, em novembro de 2023, apelou ao cessar-fogo imediato e à libertação de todos os reféns, e na defesa do cumprimento do Direito Internacional e das diversas deliberações aprovadas no quadro da Organização das Nações Unidas, a Direção da NOVA FCSH, face a uma nova oportunidade de acordo que coloque fim às hostilidades, reitera o apelo a um cessar-fogo imediato e à libertação de todos os reféns que permitam o início de um processo político que contribua para a paz na região.
Face à crise humanitária vivida e à inquietação manifestada pela sua comunidade académica, a NOVA FCSH empenhar-se-á no apoio às medidas que conduzam ao alargamento da aplicação do estatuto de “estudantes do Ensino Superior em situação de emergência humanitária” a estudantes palestinianos, à semelhança do que já acontece com jovens sírios, ucranianos e afegãs.
No que diz respeito à comunidade académica palestiniana, a NOVA FCSH tem vindo a desenvolver um trabalho continuado, que pretende prosseguir logo que as condições o permitam, com vista a contribuir para o fortalecimento das estruturas de um futuro Estado da Palestina livre e democrático.
A NOVA FCSH pauta as suas relações institucionais académicas por princípios humanistas e em diálogo com a sua comunidade, num claro compromisso com a missão social e cívica que cabe às instituições académicas promover.
A Direção da NOVA FCSH