Abr
V Encontro Indústria, História, Património
Encontro
09:00 às 18:00 (7 a 8 Abr 2022)
Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, Covilhã

O V Encontro Indústria, História, Património realizar-se-á nos dias 7 e 8 de abril de 2022 no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, na Covilhã. Pretende-se que este Encontro seja um fórum de discussão aberto e pluridisciplinar, dedicado à apresentação de estudos no domínio da história da indústria, compreendendo a caracterização dos seus diversos sectores e atividades; dos atores que as promoveram, os trabalhadores e as suas memórias e o património associado; contemplando edifícios e maquinaria, oficinas, fábricas, minas e locais de processamento e de refinação, entrepostos e armazéns, centros de produção, transmissão e utilização de energia, meios de transporte e todas as suas estruturas e infraestruturas, assim como os locais onde se desenvolveram atividades sociais relacionadas com a indústria, bem como a memória associada a todos estes processos.

O V Encontro inclui uma menção particular às comunidades que direta ou indiretamente se relacionaram com os processos de industrialização. Interessa-nos analisar como eram compostas estas comunidades; em que medida influenciaram e foram influenciadas por aspetos políticos, económicos, científicos e tecnológicos e/ou culturais em diferentes momentos históricos; que tipo de ligações se estabeleceram entre comunidades nacionais e internacionais e com que objetivos; de que forma marcaram o território onde se inseriam, ou ainda inserem; que legado deixaram e de que forma é hoje, ou não, vivenciado; e quais os principais desafios que estas comunidades vivem atualmente.

Convidam-se todos os interessados que tenham como objetivos a divulgação de trabalhos no âmbito da história da indústria e do património a participar neste Encontro, que procurará refletir sobre estas problemáticas, considerando o contexto político, económico, social, cultural e geográfico em que se inserem.

A chamada para trabalhos decorre até ao dia 8 de março.

Mais informações sobre a submissão de propostas podem ser encontradas no sítio Indústria, História, Património.