2020
Usos do passado, memória e património cultural #2: Historiografia e políticas de memória
Seminário
Avenida de Berna, 26-C — 1069-061 Lisboa

Segunda sessão do seminário de investigação da Linha Temática Usos do passado: memória e património cultural do Instituto de História Contemporânea, desta feita sob a forma de conferência, com João Paulo Avelãs Nunes: “Historiografia e políticas de memória: senso comum e ideologia, ciência, tecnologia e consequências“.

As sessões deste seminário podem ser uma ocasião de apresentação de pesquisa por parte de investigadores visitantes, ou incorporarem textos teóricos, destinados a leitura e debate por parte de quem participa. Os textos de estudo serão enviados a quem os solicitar, através de um email enviado a Ema Pires (epires@uevora.pt).

Como o seminário pressupõe continuidade, enviar-se-ão os textos do ano anterior, se necessário.

Todas as sessões têm lugar na Sala SE1 do Colégio Almada Negreiros, com início às 18h, com excepção da conferência de João Paulo Avelãs Nunes (4 de Março), que será na sala T4 da Torre B da NOVA FCSH (Avenida de Berna).

Cartaz da conferência "Historiografias e políticas de memória", integrada na edição 2020 do seminário de investigação "Usos do passado, memória e património cultural"

Imagem do cartaz: Estátua de Viriato feita em cimento, localizada sobre um penedo, no topo da Serra da Estrela, e que foi derrubada por jovens estudantes após o 25 de Abril, em Junho de 1974. A foto recolhe o momento desse acto de damnatio memoriae.