Speculative hybrid storytelling: Experimental animation as a critical practice
Online

Em “Speculative hybrid storytelling: Experimental animation as a critical practice”, Kelly Sears analisará a interseção entre animação, arqueologia dos media e a mutabilidade do arquivo como história. Através de uma seleção de trabalhos antigos e atuais, a artista explorará a ligação entre conceito e processo na sua prática de animação de colagens.

Kelly Sears cria animações híbridas de ficção e não-ficção com colagem de fotografias. Anima imagens de fontes de que se apropria que sugerem um processo oficial, uma ordem ou um relato — desde guias de instrução a crónicas de histórias específicas. Cortando, colando e desvinculando as imagens do seu contexto, a artista dá forma a narrativas alternativas, transformando as histórias, os comportamentos e as ideologias incorporadas nessas molduras.

Os seus filmes foram exibidos em festivais como Sundance, Slamdance, South by Southwest, American Film Institute, International Film Festival Rotterdam e museus como o MoMA, o Hammer Museum e o Eye Filmmuseum em Amesterdão. Os seus filmes foram exibidos em programas individuais no Pacific Film Archives, Anthology Film Archives, The Museum of Fine Arts, Houston, e na San Francisco Cinematheque. Os seus filmes ganharam prémios em festivais como o Slamdance, Ann Arbor, Black Maria, Chicago Underground e Oak Cliff, entre outros.

É Professora Auxiliar de Estudos de Cinema e Artes da Imagem em Movimento na Universidade do Colorado em Boulder.

Website pessoal

Com a sua palestra, serão projetados os seguintes filmes da sua autoria:

The Drift, 2007
Once It Started It Could Not End Otherwise, 2011
Phase II, 2022
The Lost Season, 2023

Sears partilhará ainda um novo trabalho em curso, cujo título provisório é Operation Vic.

Este seminário será dado em inglês e tem lugar no âmbito das atividades do grupo de investigação (CineLab/IFILNOVA).

Para participar na sessão via Zoom, use este link.