Sessões MOTEL X Estudantes
Visionamento
Av.de Berna

Na próxima sexta-feira, dia 1 de março, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa MOTEL X organiza em associação com a NOVA FCSH uma sessão de apresentação do festival juntamente com uma mostra de curtas-metragens já exibidas em edições anteriores do evento.

O MOTEL X encaminha-se para a sua 18.ª edição e, como tal, inicia o seu percurso por escolas de cinema no sentido de promover o cinema de terror nacional através da sua competição mais importante: o Prémio para Melhor Curta-Metragem de Terror portuguesa. Com o intuito de receber e estrear os filmes dos futuros talentos do terror nacional, serão projetados 4 filmes, numa sessão eclética e abrangente, para inspirar e motivar os alunos de cinema em Portugal.

As inscrições para o prémio nacional de Melhor Curta-Metragem de Terror já estão abertas e podem ser realizadas até dia 15 de maio aqui. A inscrição é gratuita.

Durante a sessão, será anunciada uma novidade no âmbito de uma parceria entre a NOVA FCSH e o Motel X pelo Professor do Departamento de Ciências da Comunicação Pedro Florêncio

Local: Auditório B1

PROGRAMA DA SESSÃO

• O Abafador (2023) de Silvana Torricella (Menção especial do Motel X 2023)
Vicente é abafador: viaja de terra em terra com a missão de ajudar quem sofre à espera da morte. Cansado de viver como um criminoso, faz um último “abafamento”, mas é surpreendido por uma mulher. Olívia tenta contratar Vicente para acabar com o sofrimento do pai, mas ele recusa. Desesperada, ameaça denunciá-lo.

• Maelstrom (2023) de Pedro M. Afonso
Chico, como é um homem com um aspecto meio desleixado, decide melhorar a sua imagem para ter a auto-estima necessária para convidar a sua vizinha muito atraente, Clara, a sair com ele. No entanto, quando depois de passarem a noite juntos, Clara evidentemente perturbada nega o seu envolvimento, Chico é forçado a confrontar a realidade – e as perversões da própria mente.

• Paralisia (2023) de Inês Monteiro
Depois de uma noite de excessos, Mafalda e Filipe regressam a casa. É quando adormecem que algo sinistro desperta.

• 15′ (2023) de Francisco Neves
Num mundo cada vez mais virtual, o que fazem três rappers e um fã barricados numa loja de roupa? Se Andy Warhol fosse vivo, diria que estão à procura dos seus 15 minutos de fama — mas o que diremos nós?