18
Fev
2020
Seminário "Ar e Serra. A Secção de Medicina da expedição científica à Serra da Estrela de 1881"
18:00 às 20:00
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa

Segunda sessão da quinta edição do ciclo de seminários História da Saúde e da Medicina, organizado por Helena da Silva e Alexandra Marques, do Instituto de História Contemporânea.

Este ciclo de seminários pretende ser um espaço de debate historiográfico sobre a História da Saúde e da Medicina, numa perspectiva pluridisciplinar e num contexto espácio-temporal alargado.

Nas diferentes sessões, será apresentada a investigação em curso pelos conferencistas com o intuito de promover o conhecimento e a reflexão na História da Saúde e da Medicina. Diferentes vertentes serão abordadas, quer uma visão científica e prática, quer em termos políticos, sociais e institucionais.

Oradora: Helena Gonçalves Pinto (Universidade Autónoma de Lisboa)

Resumo

___

A Expedição Científica à Serra da Estrela de 1881 foi um projeto inédito na História da Medicina e da Ciência, da Sociedade e da Cultura nacionais com repercussões internacionais. Em finais de Oitocentos, a Serra da Estrela mereceu uma atenção acrescida enquanto lugar singular para a Saúde, no contexto do território nacional, despertando um projeto vanguardista por parte do médico Sousa Martins e da Sociedade de Geografia de Lisboa, que pôs em execução uma Expedição com a abrangência multidisciplinar. O resultado foi a mobilização de uma sociedade científica em prol de um território e das suas comunidades. Durante 15 dias na Serra da Estrela vivenciaram-se aventuras e perigos, recolheram-se elementos, colecções e estórias sobre a relação entre a Medicina e o Ambiente, a Orografia e a Climatologia. Este foi um momento único para a fixação de conhecimento e da divulgação internacional dos recursos endógenos (muito particularmente das águas termais e do clima) da Estrela, e do início das estratégias organizadas em prol da Medicina, da Hidrologia Médica e do início da actividade de Turismo de Saúde que se desenvolveram, no século seguinte, na Serra da Estrela.

 

Cartaz do quinto ciclo de seminários em História da Saúde e Medicina

Imagem: Col. Estúdio Mário Novais I FCG – Biblioteca de Arte e Arquivo