18
Nov
2019
Oficina de História e Imagem: Filme "Braços Cruzados, Máquinas Paradas" (1978)
10:00 às 13:00
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa

Sessão especial da Oficina de História e Imagem, organizada pelo grupo de investigação Cultura, Identidades e Poder do Instituto de História Contemporânea.

 

Apresentação do Filme “Braços Cruzados, Máquinas Paradas” (1978) por Regina Egger Pazzanese, doutora em História Social (USP) e investigadora de pós-doutoramento na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL).

Com comentário de Fédéric Vidal, Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e CRIA e Luís Trindade, Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH) e moderação de Rita Luís, Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH)

Após a exibição do documentário brasileiro Braços Cruzados, Máquinas Paradas (1978), de Roberto Gervitz e Sérgio Toledo Segall, discorreremos acerca das possibilidades e limites do documento audiovisual enquanto fonte de investigação para o campo da historiografia. A partir de um recorte metodológico que explora o método de análise fílmica, apresentaremos estratégias do filme de Gervitz e Segall e seus modos de representação sobre o mundo do trabalho, de modo a construir interpretações historiográficas sobre fenómenos sociais e culturais, conectados à uma leitura transnacional entre Brasil e Portugal.

ENTRADA LIVRE