Dez
Mundos Indígenas (COIMI) está de volta à NOVA FCSH
Congresso internacional
00:00 às 00:00 (2 a 3 Dez 2019)
Avenida de Berna 26c, 1069-061 Lisboa

Com o subtítulo «Agências, Direitos, Património e História Ambiental no passado e no presente dos povos indígenas da América», a terceira edição do Congresso Internacional Mundos Indígenas terá lugar a 2 e 3 de Dezembro de 2019, na NOVA FCSH, Torre B, Auditório 1, com a participação de 30 investigadores de diferentes universidades.

O  Congresso Internacional Mundos Indígenas (COIMI)  é um evento bianual criado no âmbito do Seminário Permanente Mundos Indígenas – América que teve lugar na NOVA FCSH, entre os dias 27 a 28 de Abril de 2015, organizado pelo CHAM, Universidade Federal de Campina Grande, Universidad Pablo Olavide e Instituto de Investigação Científica Tropical.

O COIMI foi criado com o objetivo de construir uma rede colaborativa de âmbito nacional e internacional para as discussões interdisciplinares sobre a história dos povos indígenas da América. Pretende-se ampliar diálogos entre investigadores indígenas e não indígenas para a construção de novos caminhos teórico-metodológicos sobre a investigação acerca dos povos tradicionais do século XVI até o tempo presente. Procura-se também divulgar as acções em prol da memória, património cultural, ambiental, história, educação e direitos indígenas no âmbito internacional.

Em 2019 o III COIMI regressa à Europa, tendo lugar na Maison de La Recherche (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, França) 25 e 26 de Novembro, na Universidad Pablo Olavide (Sevilha, Espanha) 28 e 29 de Novembro e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa de 2 e 3 de Dezembro.