Movimento – Oficina colaborativa de cinema © Colectivo Gato Aleatório
Encontro
19:00 às 20:30
Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca - Rua da Palma 246, 1100-394 Lisboa, Portugal

Para esta sessão de “Conversas Foto-fílmicas” do ICNOVA /Observatório em Estudos Visuais e Arqueologia dos Média (EVAM)  propomos um encontro com o colectivo Gato Aleatório – organizador do Movimento – oficina colaborativa de cinema – e com o investigador e realizador Rodrigo Lacerda.

Partimos de uma prática de experimentação concreta para abordar o potencial do cinema enquanto plataforma para ensaiar modelos de colaboração e partilha, de autonomia e de relação com territórios e comunidades.

Bios:

Movimento é um encontro internacional que pretende reunir no mesmo espaço pessoas interessadas na experimentação cinematográfica, durante cerca de 10 dias, com o propósito da realização de curtas-metragens desenvolvidas segundo processos de trabalho não competitivos, de co-criação, colaboração e partilha, orientando-se sempre segundo um princípio de autonomia. Desafiando a criatividade através dos limites de uma produção num curto espaço de tempo e com um orçamento mínimo, este laboratório funciona sem professores ou aulas, construindo-se através do apoio mútuo entre os participantes e do intercâmbio com a comunidade local.O colectivo Gato Aleatório organiza o Movimento desde 2015 em diversas zonas do país: Lisboa e Montemor-o-Novo (2015), Porto e Boticas – Trás-os-Montes (2016), Barreiro e Arcos – Estremoz (2017), Caldas da Rainha e Barril do Alva – Arganil (2018) e São Luís – Odemira (2019).

Rodrigo Lacerda é antropólogo e realizador. É investigador no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e co-coordenador do Núcleo de Antropologia Visual e da Arte (NAVA) do CRIA. É também professor auxiliar convidado da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A sua investigação incide sobre as relações entre cinema indígena colaborativo e património no Brasil.

O ciclo de conversas “Conversas foto-fílmicas” pretende criar um diálogo entre o público e os artistas contemporâneos e académicos da área da fotografia e cinema. O Observatório em Estudos Visuais e Arqueologia dos Média do ICNOVA programou este ciclo com uma periodicidade mensal, decorrendo no espaço externo à faculdade, no Arquivo Municipal de Lisboa.

Entrada gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis.

Cartaz