2019
Livro “Centenário da Gripe Pneumónica. A Pandemia em Retrospetiva. Portugal 1918-1919”
«Visita do provedor da Misericórdia de Cintra ao hospital provisório estabelecido n’aquela vila para debelar a epidemia pneumónica e que prestou serviços importantes.» Ilustração Portugueza, n.o 670, 23-12-1918: 516. Hemeroteca Municipal de Lisboa
Avenida 24 de Julho, 2L — 1249-072 Lisboa

O livro “Centenário da Gripe Pneumónica. A Pandemia em Retrospetiva. Portugal 1918-1919”, coordenado por Helena da SilvaRui M. Pereira e Filomena Bandeira, investigadores do Instituto de História Contemporânea, será apresentado por Leonor Furtado, Fernando Rosas e Germano de Sousa, na sede da IGAS, em Lisboa.

Excerto da Introdução:

Nenhuma outra doença causou tantas vítimas mortais em tão pouco tempo como a Gripe Pneumónica de 1918‐1919, que afetou o mundo, já massacrado pela Guerra, manifestando‐se em três vagas coincidentes com os derradeiros confrontos militares (a partir de março de 1918), seguidos do Armistício (novembro) e das negociações para a paz (primeiros meses de 1919). Nenhum dos conflitos bélicos deflagrados no século xx, que envolveram nações à escala mundial e surpreenderam pela devastação, provocou tantos óbitos.
(…)

A iniciativa que se consubstancia na presente edição insere‐se num contexto celebrativo promovido pelo Governo, que criou a Comissão Nacional para celebração do Centenário da Pneumónica (CNCP) e uma Comissão Executiva, coordenada pelo presidente do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, para levar a cabo um programa evocativo. Foi através da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde, entidade do Ministério da Saúde representada naquela Comissão, e no âmbito de um protocolo de colaboração firmado, em 2017, entre a Inspeção e o Instituto de História Contemporânea, que nos coube a organização de um Ciclo de Conferências, realizado em três sessões, durante o ano de 2019. Foram assim convidados vários investigadores que se têm cruzado, de forma direta ou indireta, com o tema da Gripe Pneumónica nos seus trabalhos, uns enquadrados por projetos de investigação, outros desenvolvidos para dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Convidámos também o autor de um romance histórico que, para integrar na ficção os efeitos da Pneumónica numa pequena comunidade, pesquisou fontes diversas. Deste modo, partindo daquelas três sessões, foi editada a presente publicação, com a intenção de tornar acessíveis os conteúdos para elas produzidos sobre a Pneumónica em Portugal.

Este volume encontra‐se dividido em duas partes. A primeira, «No Centenário da Gripe Pneumónica», enquadra esta iniciativa e conta com os textos de Leonor Furtado, inspetora‐geral das Atividades em Saúde, Pedro Aires Oliveira, diretor do Instituto de História Contemporânea, e de Fernando Almeida, como coordenador da Comissão Executiva para celebração do Centenário da Pneumónica.

Na segunda parte, «A Pandemia em Retrospetiva. Portugal 1918‐ ‐1919», reúnem‐se vários estudos sobre esta problemática, através de um olhar pluridisciplinar centrado em leituras de âmbito genérico, à escala do País e da sociedade portuguesa, ou de enfoque mais restrito, à escala regional/local e das instituições e dos indivíduos, trazendo ao público algumas investigações inéditas.

Convite para a apresentação do livro "Centenário da gripe pneumónica"