2019
"Império e fotografia: os álbuns das viagens do Presidente Óscar Carmona às colónias (1938–1939)"
Encontro
Praça Afonso de Albuquerque — 1349-022 Lisboa

Uma iniciativa conjunta do Instituto de História Contemporânea e do Museu da Presidência de República, integrada no ciclo “Conversas em Belém”.

Óscar Carmona foi o primeiro Presidente da República a visitar o Império Colonial Português consagrado no Acto Colonial de 1930. Destas viagens, realizadas em 1938 e 1939 — importantes veículos da propaganda imperial do regime —, resultaram álbuns fotográficos impressos pela Agência Geral das Colónias. Oitenta anos depois da segunda viagem do Presidente Carmona, vamos conversar sobre a importância e o significado da fotografia no discurso colonial do Estado Novo.

Programa:

Pedro Aires Oliveira – Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH
Portugal, o Estado Novo e o Império em finais dos anos 30

Inês Gomes – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
A fotografia em Contexto Colonial – Anos 30/40

Susana M. Martins – Instituto de História de Arte da NOVA FCSH
Os álbuns fotográficos

Inscrições: 213 614 660 / museu@presidencia.pt

Cartaz da conversa "Império e Fotografia"