07
Mar
2020
Imagens do (ir)real: figurações do espaço transmontano e duriense na literatura portuguesa
Encontro
09:30 às 16:30
Estrada Nacional 322 — 5000-291 Vila Real

O encontro junta, numa mesma interpelação, olhares sobre as obras de Ferreira de Castro, Guerra Junqueiro, Branquinho da Fonseca, Miguel Torga, António Cabral, A. M. Pires Cabral e Mário de Carvalho e procura nelas as aflorações literárias da paisagem duriense, dos seus protagonistas e dos seus hábitos culturais. O encontro é organizado pelo Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental (IHC e IELT da NOVA FCSH) e pela Fundação Casa de Mateus.

O Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental tem como objetivo ligar literatura e território, potenciando a recíproca valorização das obras literárias e das paisagens nelas representadas e contribuir para um conhecimento cruzado dos patrimónios cultural e natural, enquanto concorre para a literacia ambiental e contribui para a implementação da Convenção Europeia da Paisagem, na definição dos objetivos de qualidade paisagística a preservar e a valorizar.

ENTRADA LIVRE

 

Programa (PDF):

 

09:30-10:00 – Abertura do seminário – Teresa Albuquerque e Natália Constâncio

10:00-10:30 – Apresentação do projecto “Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental” por Daniel Alves (Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH)

10:30-11:00 – Apresentação do projecto “Páginas / Paisagens Luso-Brasileiras em Movimento” por Ida Alves (Universidade Federal Fluminense – UFF – Niterói – Rio de Janeiro)

11:00-11:15 – Pausa para café

11:15-12:45 – Primeiro painel

Ana Cristina Carvalho, “Terra Fria – Um romance castriano sobre o Alto Barroso” (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – CICS.NOVA NOVA-FCSH)
Lídia Machado dos Santos, “A paisagem (humana e geográfica) na obra de Guerra Junqueiro” (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança – ESEIPB)
Maria Mota Almeida e Luís Branquinho, “Os Caminhos d’ O Barão: passear nas terras de Basto na companhia de Branquinho da Fonseca” (ESHTE e Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH)
(questões e debate 12:45-13:00)

13:00-14:30 – Almoço

14:30-16:15 – Segundo painel

Ida Alves, “Miguel Torga e sua geografia nativa: paisagens transmontanas” (Universidade Federal Fluminense – UFF – Niterói – Rio de Janeiro)
Ana Lavrador, “Percursos e discursos centrados no romance A Noiva de Caná, de António Cabral” (Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais – CICS.NOVA NOVA FCSH)
Isabel Alves, “Voz de uma região, matéria do mundo: a expressão da paisagem em A. M. Pires Cabral” (Centro de Estudos em Letras, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – CEL- UTAD)
Natália Constâncio, “Alimentação e quotidiano de Trás-os-Montes na obra A Paixão do Conde de Fróis, de Mário de Carvalho” (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição – IELT NOVA FCSH)
(questões e debate 16:15-16:30) 16:30-16:45 – Encerramento

 

Cartaz do encontro "Imagens do (ir)real"