23
Mar
2020
How to run a sustainable fashion business in Portugal (streaming)
Sustainable Fashion Portugal
Workshop
18:45 às 20:15 (23 a 27 Mar 2020)
Online

Como criar uma marca de moda sustentável em Portugal

Quer conhecer mais sobre a indústria de moda sustentável em Portugal e ainda aprender a criar a sua própria marca? Confira então a formação oferecida pela Slow Innovation Brands, plataforma de incubação de marcas de moda sustentável criada por uma ex-aluna do Doutoramento da FCSH. 

O impacto negativo da moda

De acordo com a UN Conference on Trade and Development (UNCTAD), a indústria da moda está em segundo lugar dentre as mais poluentes do mundo. 

Para se ter uma ideia, para produzir um único par de jeans são necessários 7,500 litros de água. Esta quantidade é a equivalente ao consumo médio de água de uma pessoa adulta durante um período de 7 anos. 

                        A calça de ganga que você tem no armário daria para te abastecer de água durante 7 anos!

Ainda de acordo com a UNCTAD, cerca de 93 bilhões de metros cúbicos de água são usados anualmente pela indústria da moda. Essa quantidade de água poderia atender às necessidades de cerca de 5 milhões de pessoas em todo o mundo. 

Para além disso, a cada lavagem de roupas microfibras de plástico se misturam a água que vai parar nos oceanos.  Assim, cerca de meio milhão de toneladas de microfibra, equivalentes a 3 milhões de barris de petróleo, são despejadas no oceano todos os anos. 

Este e outros dados alarmantes sobre o consumo de recursos naturais pela indústria da moda podem ser consultados em maior profundidade no portal de notícias das Nações Unidas.

O que fazer para tornar a moda mais sustentável?

Para tornar a indústria de moda mais sustentável é preciso investir em modelos de negócio que adotem a sustentabilidade desde o início da sua produção. A Slow Innovation Brands destaca 3 pilares da sustentabilidade sob os quais as marcas de moda sustentável devem se estabelecer. 

Sustentabilidade Ambiental

Para desenvolver um modelo de negócio sustentável do ponto de vista ambiental é importante ficar atento aos materiais utilizados na produção das roupas da marca. Diferentes malhas e tecidos estão a disposição dos designers. Mas é preciso verificar a composição destes materiais para saber se de fato, eles são mais sustentáveis. 

Também é importante empregar um design circular e não linear, isto é, utilizar o mínimo possível de energia na fabricação dos seus produtos. Desenha-los de modo a evitar o desperdício, prolongar o seu ciclo de vida e facilitar a reciclagem dos materiais quando os ciclos de uso dos produtos chegarem ao fim. 

É importante ainda buscar reduzir o máximo possível a emissão de gases e lixo por conta do embalo e do envio dos produtos aos consumidores. 

 

Sustentabilidade Económica 

Para se manter atuante no mercado as marcas necessitam também de um plano financeiro consistente. É muito importante que o lucro com a venda dos seus produtos cubra os custos com a produção do mesmo. Caso contrário a marca não irá se manter ativa por muito tempo. 

As marcas sustentáveis também necessitam ser transparentes e informar aos consumidores sobre os números relativos a sua produção e as margens de lucro aplicadas. 

Sustentabilidade Social

A maior parte do impacto da moda é sentida pelas comunidades locais dos países onde as roupas são produzidas. As marcas de fast fashion escolhem produzir onde os custos são mais reduzidos, e essa redução muitas vezes vem a partir do pagamento de salários que não são suficientes para cobrir as necessidades básicas dos trabalhadores da indústria de moda. 

As marcas de moda sustentável devem buscar produzir localmente sempre que possível, para poderem visitar as fábricas e atelieres onde a sua coleção de roupas é produzida e acompanhar de perto a condição das costureiras e dos demais trabalhadores. 

Ao produzir localmente as marcas sustentáveis também evitam emissões de gases desnecessárias por conta do transporte adicional dos produtos. 

O ecossistema empreendedor de moda sustentável em Portugal

Portugal possui diversos projetos de moda sustentável. Estas iniciativas abrangem o trabalho desenvolvido por empresas, associações e indivíduos. Os programas online de apoio ao empreendedorismo da Slow Innovation Brands buscam conectar o trabalho fornecido por estes profissionais com as necessidades dos designers de moda sustentável. 

O próximo programa HOW TO RUN A SUSTAINABLE FASHION BUSINESS IN PORTUGAL” ocorrerá entre os dias 23 e 27 de Março e será transmitido em live streamingpor conta das medidas de contenção ao COVID-19.

Os participantes terão aulas de empreendedorismo, contabilidade, certificações, finanças, matérias primas sustentáveis, design circular e manufatura fair trade

O conteúdo será focado na realidade portuguesa com acesso a networking ao ecossistema empreendedor do País, incluindo contatos de fornecedores portugueses de malhas orgânicas e de manufatura. 

Também participarão do curso online associações de apoio a promoção da moda sustentável em Portugal, como a Fashion Revolution Portugalsendo que 10% do lucro arrecadado com as vendas deste curso promovido pela Slow Innovation Brands será doado a esta entidade de forma a apoiar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela mesma. 

Esta atividade tem o apoio do Centro de Inovação da Nova FCSH  e como resultado desta parceria a Slow Innovation Brands irá conceder 1 bolsa integral para o evento e 5 bolsas de estudo de 50%. Para se inscrever é necessário preencher o formulário de registro até o dia 16 de Março. O resultado será divulgado no dia 17 de Março. 

Para mais informações envie e-mail para tati@slowinnovationbrands.com