18
Nov
2019
História Oral do Cinema Português: O Cinema Novo Português e os “Anos Gulbenkian”
Encontro
09:30 às 18:00 (18 a 19 Nov 2019)
Avenida de Berna 45 A, 1067-001 Lisboa

Em 1969, os jovens cineastas unem-se e criam uma cooperativa de produção com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian: O Centro Português de Cinema (CPC), sendo um dos fatos mais relevantes na História do Cinema português da segunda metade do século XX. Inauguram-se, assim, os chamados “Anos Gulbenkian”, de onde sairão, com o suporte financeiro da instituição, as primeiras obras de cineastas históricos.

O II Encontro Internacional de História Oral do Cinema Português, para além de “celebrar” o quinquagenário da criação do CPC, proporcionará a discussão junto dos seus participantes (de renome ligados ao estudo científico da História do Cinema Português) problematizando-se a História do Cinema português através da História Oral e do audiovisual, criando-se novos paradigmas imprescindíveis para o desenvolvimento do saber científico da História cinematográfica. O II Encontro proporcionará também a possibilidade de o público poder interagir diretamente com os testemunhos que foram entrevistados ao longo do projeto.

A oradora convidada para o II Encontro internacional, a professora Ana Carolina Maciel (entidade parceira do projeto, UNICAMP Brasil ) para além de ter artigos/livros publicados na França e EUA sobre cinema e sobre o audiovisual na História, tem uma forte experiência, trabalhando há mais de 20 anos no suporte audiovisual no campo da História, distinto da História Oral e inovador na sua linguagem.

Será inaugurada publicamente a plataforma digital que alberga e partilha as memórias dos testemunhos do cinema português das décadas 1960-1980.

O IHC — NOVA FCSH e a Fundação Calouste Gulbenkian são as primeiras entidades de investigação em Portugal com um projeto dedicado à História Oral do cinema português, a investigadora Raquel Paulo Rato, coordenadora do projeto, abriu uma área específica inexistente (cinema português) no IHC — NOVA FCSH, criando condições para o desenvolvimento da História Oral do cinema português nesta unidade de investigação.

 

ENTRADA LIVRE
(sujeita à capacidade da sala)

 

(clique na imagem para ver o programa)