22
Abr
2020
Gente Comum. Uma História na PIDE
12:00 às 13:30
meet.google.com/mti-ihjx-daw

Seminário com Aurora Rodrigues, magistrada e ex-presa política, inserido no programa das disciplinas “Antropologia e Património” (licenciatura em Antropologia) e “Antropologia e Movimentos Sociais” (mestrado em Antropologia), bem como no Seminário “Usos do passado, memória e Património Cultural” do Instituto de História Contemporânea.

Abordará a memória da resistência às ditaduras e sua integração na herança colectiva das democracia. Em dias como estes, tomar conhecimento dos trajectos de quem resistiu, e como o fez, em tempos que também foram duros, noutros confinamentos, é também ficar a saber como se lutou. É um património a trazer até ao presente, que resgata do passado aquilo que precisa. Aurora Rodrigues foi presa política na tardo-ditadura portuguesa (e de novo em Maio de 1975).

Conferência aberta, via: meet.google.com/mti-ihjx-daw

NOTA: Quem não tiver email da FCSH deve ‘chegar’ um pouco mais cedo (5 minutos antes), para poder ser autorizado a assistir. Os participantes devem manter o microfone desligado, e só o ligar no final, se desejarem fazer perguntas.

 

 

Cartaz da conferência "Gente Comum. Uma História na PIDE"