14
Nov
2019
"Da exclusão à equidade"
10:00 às 17:15
Campo Grande, 83 — 1749-081 Lisboa

Sexta (e última) oficina do ciclo “História da Pobreza e da Fome”, organizado no âmbito da Linha Temática “Mundos Precários e Sustentabilidade” do Instituto de História Contemporânea, coordenada por Ana Isabel Queiroz.

 

SINOPSE: Abordam-se os temas da alimentação, da deficiência, da exclusão social e cultural ausentes, até ao presente, da problematização que a historiografia tem feito sobre pobreza e fome. Discutem-se as condições socio-ambientais que determinam essas realidades e a sua invisibilidade social, em Portugal, ao longo dos séculos XIX a XXI. Cruzando diversas metodologias e fontes utilizadas emdiversas ciências socias e artes performativas, analisam-se percursos da exclusão à inclusão. Reflete-se, por fim, sobre o conceito de inclusão numa dimensão holística, sustentando o seu progressivo alargamento e debatendo de que modo se operacionalizam as propostas que lhe estão associadas.

As inscrições são obrigatórias, 🔗 NESTE FORMULÁRIO.

 

PROGRAMA

9:30 – 12:45 | Sessão 1 – Temas e conceitos
Pobreza, inclusão e artes performativas: fontes filmográficas, Helena Rodrigues (CESEM – NOVA FCSH)
Pobreza alimentar
, Mónica Truninger (ICS – ULisboa)
Deficiência: uma exclusão transversal, Isabel Vale (Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência)

14:00 – 17:15 | Sessão 2 – Fontes e metodologias
Alimentação, saúde pública e tensões ambientais. Boletins de saúde pública; boletins militares, relatórios do Ministério das Obras Públicas (século XIX), Cristina Joanaz de Melo (IHC – NOVA FCSH)
Estudar e trabalhar a Deficiência: fontes para o estudo de modelos e práticas de ação social, Tiago Casaleiro (ICS -UCP)

 

ORGANIZADORES: Cristina Joanaz de Melo e Paula Borges Santos (IHC – NOVA FCSH)

 

SOBRE O CICLO: A História da Pobreza e da Fome é um tema complexo cuja compreensão convoca investigadores das ciências naturais, das ciências sociais e das humanidades. Visando aprofundar temas, conceitos, fontes e métodos de análise, que congregam dimensões ambientais, culturais, sociais, económicas e políticas, organizou-se este Ciclo de Oficinas e um Ciclo de Conferências sobre o tema, que decorreram entre Abril e Novembro de 2019.