Concurso de Vídeos para Estudantes - “Vote for Europe”
Concurso
Todo o dia (6 a 19 Mai 2024)
Online

No contexto das próximas Eleições Europeias, a decorrer de 6 a 9 de junho de 2024, a UNICA, a Rede das Universidades de Capitais Europeias, das quais a Universidade NOVA de Lisboa é fundadora, está a organizar um concurso de vídeos para destacar os pensamentos e vozes dos e das estudantes das universidades membros. A iniciativa, com submissões até 19 de maio, conta com o apoio da Rede de Estudantes Erasmus (ESN) e da União Europeia de Estudantes (ESU).

Com este concurso, a UNICA pretende aumentar a sensibilização e o interesse entre os e as estudantes, e a comunidade académica em geral, para os processos democráticos que têm o potencial de remodelar o impacto social dos/das estudantes e das Universidades na Europa.

Um júri composto por representantes da UNICA, ESN, ESU e de uma instituição ou organização europeia avaliará e selecionará os melhores vídeos, atribuindo prémios aos três primeiros lugares e concedendo três menções honrosas. Os e as estudantes deverão participar na competição em grupos, com um mínimo de 2 e um máximo de 5 alunos/as.

A organização deixa algumas questões que poderão servir de guia para a produção dos vídeos:

• O que significa para o grupo as eleições europeias?
  • Porque devem os/as estudantes votar e participar nas eleições europeias?
  • O que esperam ver no futuro da UE a partir das eleições?
  • Se são cidadãos/cidadãs de um país não pertencente à UE, quais as repercussões as ações da UE?

Os/as participantes são incentivados/as a focar em temas ou tópicos que são importantes os mesmos. A UNICA procura também vídeos que destacam as perspectivas do autor sobre as eleições como estudantes universitários/as.

Leia todas as regras da competição no Regulamento do concurso.

Saiba mais no website oficial do concurso