21
Fev
2020
Atelier de Fotografia Estereoscópica
Gago Coutinho, Pirâmide de Capim. Missão de Delimitação de Fronteira Sueste de Angola: primeira parte dos trabalhos, 1912-1914. Negativo estereoscópico em gelatina, 8x18. Coleção IICT/MUHNAC, U.Lisboa.
Encontro
14:30 às 17:00
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa

Depois de um dia e meio dedicados à fotografia estereoscópica histórica, reservámos a tarde do segundo dia deste evento ao século XXI e vamos aprender a fazer as nossas próprias fotografias usando o nosso telemóvel.

Esta formação, a realizar 21 de fevereiro às 14h30, será orientada por Denis Pellerin e Rebecca Sharpe da London Stereoscopic Company, a famosa chancela adquirida pelo guitarrista dos Queen, Brian May, cuja coleção será apresentada por Denis Pellerin, neste dia de manhã.

Este evento procura contribuir para a reflexão sobre esta tipologia fotográfica no contexto das missões de geodesia e delimitação de fronteira nos antigos territórios sobre ocupação portuguesa. Procura também, compreender os aspetos fundadores desta modalidade da fotografia que continua a exercer o seu fascínio nos dias de hoje.

INSCRIÇÕES ABERTAS

A participação neste atelier é gratuita mas sujeita a um número limitado de participantes. Para se inscrever, envie um email para  photoimpulse@fcsh.unl.pt

 
Consulte o programa completo aqui

Photo Impulse é um projeto de investigação do ICNOVA da NOVA-FCSH que está a estudar a produção visual, sobretudo fotográfica e fílmica, das Missões Científicas dirigidas às antigas colónias sob domínio português, no âmbito da Geografia e da Antropologia. Estudamos o período entre cerca de 1890 e 1975. Neste evento discutimos a cultura visual da estereoscopia, uma tipologia fotográfica que também foi usada por estas missões.

imagem