As monjas cistercienses na lírica trovadoresca
Seminário
Online

3ª Sessão | Seminário de Estudos Medievais: As monjas cistercienses na lírica trovadoresca

No dia 8 de maio de 2024, pelas 16h00, decorrerá a 3ª Sessão do Seminário de Estudos Medievais de 2024, em modalidade online, via Zoom.

Dedicada ao tema “As monjas cistercienses na lírica trovadoresca“, esta sessão estará a cargo de Luís Rêpas (CHSC – UC).

A recente compilação dos dados biográficos das monjas cistercienses portuguesas, a partir de fontes documentais das diferentes casas monásticas, na sua grande maioria inéditas, forneceu novas informações que nos permitem e nalguns casos até nos obrigam a repensar a cronologia que tem vindo a ser atribuída a algumas composições em galego-português que se lhes referem, bem como o contexto para a sua produção e a interpretação desses textos. Nesta conferência, faremos uma revisão das cantigas dirigidas a monjas cistercienses, ou a elas alusivas, à luz desses novos dados.

Luís Rêpas é Doutorado em História Medieval, pela Universidade de Coimbra, com uma tese intitulada Esposas de Cristo. As Comunidades Cistercienses Femininas na Idade Média, que foi distinguida, em 2021, com o “Prémio A. de Almeida Fernandes”, de História Medieval Portuguesa. É investigador integrado do Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC – UC) e colaborador do Instituto de Estudos Medievais (IEM – NOVA FCSH). Tem-se dedicado ao estudo da Idade Média, centrando-se a sua investigação na História do Monaquismo, da Nobreza, das Mulheres e da Cultura Escrita, e é precisamente na confluência destas quatro áreas que se situa a presente conferência. Da sua produção historiográfica destaca-se, ainda, a sua dissertação de mestrado, intitulada Quando a Nobreza Traja de Branco. A Comunidade Cisterciense de Arouca durante o Abadessado de D. Luca Rodrigues (1286-1299), publicada em 2003, bem como um conjunto considerável de artigos sobre mosteiros cistercienses femininos portugueses e as suas comunidades, e sobre manuscritos litúrgicos.

Integrou a equipa do Projeto Horizontes Cistercienses, que estudou o scriptorium de Alcobaça e a sua produção, é investigador do Projeto Livros, rituais e espaço num mosteiro cisterciense feminino. Viver, ler e rezar em Lorvão nos séculos XIII a XVI (https://doi.org/10.54499/PTDC/ART-HIS/0739/2020), ambos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e, atualmente, é Professor Auxiliar Convidado na Universidade de Coimbra.

Link Zoom