Fev
Apresentação da Revista Faces de Eva N.º49. Homenagem a Marguerite Duras
Alliance Française de Lisboa

APRESENTAÇÃO DA REVISTA FACES DE EVA (N.º 49). HOMENAGEM A MARGUERITE DURAS (ALLIANCE FRANÇAISE DE LISBOA * 8 FEVEREIRO * 18H

A revista científica Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher (que celebra este ano 25 anos de carreira) apresenta o seu 49.º número, no dia 8 de fevereiro, na Alliance Française de Lisboa, Av. Conselheiro Fernando de Sousa 21 A, pelas 18h. A figura feminina em homenagem nesta edição é Marguerite Duras (1914-1996). Isabel Henriques de Jesus (Diretora da publicação) lembra na Nota de Abertura que a dedicatória à escritora francesa “é uma forma de celebrar a literatura enquanto modalidade de expressão estética do mundo e da sua interpretação permanente”. No evento público de apresentação da Revista escutamos as conferências de Ana Paiva Morais (A vida sem história de Marguerite Duras) e de Maria Helena Trindade Lopes (Do outro lado do espelho).

O 49.º número de Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher reúne reflexões em torno de outros nomes relevantes da história global das mulheres, nomeadamente Adriana Boscaro (1935-2022)Bertha Lutz (1894-1976), Charlotte Delbo (1913-1985), Ilse Losa (1913-2006), Paulina Chiziane (1955 – ) e Veva de Lima (1886-1963). Assinam os escritos desta edição Ana Paula Assunção, Ana Paiva Morais, Ana Ribeiro, André Bocchetti, Danielle TavaresFrederico Cavazzini, Clara Silva, Gonçalo Cordeiro, Graça Dos Santos, Isabel Henriques de Jesus, Isabel L. Nunes, Luís Henriques, Margarida Queirós, Marina Macedo, Miguel Bonneville, Natividade Monteiro e Silvana Figueiredo.

FACES DE EVA. ESTUDOS SOBRE A MULHER é uma equipa de investigação pluridisciplinar integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (CICS.NOVA) que, desde a fundação em 1999, publica uma revista científica (semestral) com o mesmo nome.

Website

facesdeeva@fcsh.unl.pt