2020
"A construção do conhecimento prático na investigação em Artes da Cena” por Renato Ferracini (Unicamp, Brasil)
NOVA FCSH - Av. de Berna

Na quinta-feira, dia 9, retomamos o Seminário Permanente do grupo Performance & Cognição do ICNOVA, coordenado pelo Professor Paulo Filipe Monteiro.

A temática desta sessão é sobre “A construção do conhecimento prático na investigação em Artes da Cena” por Renato Ferracini (Unicamp, Brasil).

O evento decorre na NOVA FCSH, Auditório 3 das 16h às 18h.

A ENTRADA É LIVRE

A construção do conhecimento prático na investigação em Artes da Cena

por Renato Ferracini (Unicamp, Brasil)

Um dos grandes desafios na arte dentro da universidade é propor e construir uma potência de conhecimento artístico que não esteja somente ancorado nas metodologias clássicas das ditas ciências duras ou das ciências humanas. Sabemos que o conhecimento das artes da cena, em sua grande parte, se ancora numa intensidade do conhecimento do corpo em sua prática de atuação, preparação, treinamento, ou seja, produz um conhecimento da prática que impulsiona conceituações nunca SOBRE uma prática, mas COM ela. A problemática dessa mesa é: qual seria esse conhecimento da prática? Como conceituar COM e não SOBRE? Quais as políticas de narratividade de pesquisa que suportariam essas questões? O que é produção de conhecimento da prática das artes da cena?

Renato Ferracini

Ator, Investigador, Professor. Doutorado (2004) em Multimeios pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. É ator-pesquisador e atualmente Coordenador do LUME – Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP onde atua teórica/praticamente em todas as linhas de pesquisa do núcleo desde o ano de 1993. É professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena – UNICAMP. Possui quatro livros publicados sendo o último “Ensaios de Atuação” (Perspectiva e FAPESP – 2013). É editor chefe da Revista ILINX (Revista do LUME) e possui artigos publicados nos principais periódicos de teatro. Apresentou espetáculos e ministrou workshops, palestras, debates, masterclasses, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre suas pesquisas e o trabalho desenvolvido no LUME em muitas cidades do Brasil e em outros 22 países. Tem vindo a colaborar como Professor no Mestrado em Artes Cénicas da NOVA/FCSH.