Comissão da UNESCO aprova a recomendação sobre “Ciência Aberta”
A proposta de Recomendação sobre “Ciência Aberta” foi aprovada na 41ª Conferência Geral da UNESCO, realizada em Novembro passado. 
 

Tendo em conta, na adopção e aplicação desta Recomendação, a grande diversidade de leis, regulamentos e costumes que, em diferentes países, determinam o padrão e a organização da ciência, tecnologia e inovação, a UNESCO recomenda que os seus Estados-Membros:

  1. Apliquem as disposições da Recomendação, tomando as medidas adequadas, incluindo quaisquer medidas legislativas ou outras que possam ser necessárias, em conformidade com a prática constitucional e as estruturas de governo de cada Estado, para dar efeito, nas suas jurisdições, aos princípios da Recomendação;
  2. Levem a presente recomendação ao conhecimento das autoridades e organismos responsáveis pela ciência, tecnologia e inovação, e consultem os agentes relevantes envolvidos na ciência aberta;
  3. Colaborem em iniciativas bilaterais, regionais, multilaterais e mundiais para o progresso da ciência aberta;
  4.  Apresentem um relatório, nas datas e da forma que forem determinadas, sobre as medidas tomadas em aplicação da presente recomendação.

O documento final já está disponível e apresenta:

– Finalidade e objectivos da Recomendação;
– Definição de Ciência Aberta;
– Valores fundamentais da Ciência Aberta e princípios orientadores;
– Áreas de acção;
– Monitorização.

Conheça-o aqui: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949.locale=en

Mais informações: https://en.unesco.org/science-sustainable-future/open-science/recommendation