CINENOVA recebeu filmes de 77 países

O CINENOVA, festival internacional de cinema universitário que vai ter lugar na NOVA FCSH de 5 a 7 de março, recebeu participações de realizadores-estudantes oriundos de 77 países. O número de curtas-metragens para esta edição mais do que quadriplicou em relação a 2019, ano de estreia do festival.

O mapa mostra a abrangência mundial das candidaturas. Portugal, Brasil e Rússia são os três países, por esta ordem, com mais filmes enviados. No top 10 figuram ainda Índia e Irão (ex aequo), EUA, Reino Unido, Israel, Itália, Polónia e Indonésia.

A organização do CINENOVA aproveitou o início do ano para estrear o renovado grafismo, resultante da colaboração com uma equipa da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, coordenada por Vítor M. Almeida e António Nicolas e desenvolvida pelos designers-estudantes Diogo Lourenço e Tiago Nunes. É uma imagem «que pensa as formas da sala de Cinema», pode ler-se na página de Facebook.

«Uma nova imagem que pensa as formas da sala de Cinema. Esse é o espaço que nos propomos a reinventar contigo. Um espaço que visionamos multidisciplinar, composto por várias texturas, contornos e perspetivas. Um espaço de injunções e trocas, em movimento efervescente, como o proposto pela imagem-movimento da tela de projeção. Um espaço mais rico e interessante para a cultura, para a sociedade e para o indivíduo, por conter em si o talento do Realizador-Estudante e a intervenção atenta e estimulante da Universidade. Um espaço onde Conhecimento e o Cinema bebem um do outro e se reconfiguram intimamente.»

Serão anunciadas em breve mais novidades, como a composição do júri e detalhes da programação. Para já está confirmada a Sessão de Abertura do CINENOVA 2020, no dia 4 de março na Cinemateca Portuguesa (um dia antes do início do festival).

O CINENOVA, único Festival Internacional de Cinema Universitário  em Portugal, tem como objetivos dinamizar a produção cinematográfica em contexto universitário e estimular o debate em torno da relação que pode existir entre o Cinema, o Conhecimento e a Comunicação. É promovido pela NOVA FCSH e organizado por estudantes universitários. Além da exibição dos filmes a concurso, serão promovidas várias atividades paralelas, como masterclasses, debates e workshops. Tem um prémio de 2.000€ para o melhor filme e de 1.000€ para o melhor filme português a concurso.

Contacto: cinenova@fcsh.unl.pt