Out
Data: 1 Out 2020 a 28 Fev 2021
Horário: de acordo com o projeto
Duração: 25h
Morada: NOVA FCSH
Área: Educação e Ensino
Docente responsável: Maria Antónia Coutinho
Docente: Noémia Jorge
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300
e-learning

Esta ação de formação, ministrada em regime de e-Learning,, destina-se exclusivamente aos docentes da disciplina de português (língua materna) no 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e no Ensino Secundário integrados no projeto desenvolvido entre a NOVA FCSH e a DGAE / DSEEPE.

____

A formação tem como principais objetivos os seguintes:

• Melhorar as competências profissionais e os saberes em articulação com as orientações curriculares em vigor;
  • Diversificar os recursos e métodos de trabalho, em sala de aula;
  • Integrar o uso das tecnologias de informação e de comunicação nos contextos de aprendizagem;
  • Cumprir os requisitos previstos na lei, no domínio da carreira docente.

____

• Apresentação: Objetivos, modo de funcionamento e recolha de informação (preocupações, maiores dificuldades, etc.)
  • Análise de documentos curriculares
    • Programa e Metas curriculares de Português para o Ensino Básico /Ensino Secundário;
    • Aprendizagens Essenciais de Português;
    • Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória;
    • Estratégia Nacional e Educação para a Cidadania.
  • Metodologias de trabalho com textos (compreensão de textos)
    • Tema, ideia principal, sentido global, intencionalidade comunicativa;
    • Resumo e síntese;
    • Coesão textual.
  • Metodologias de trabalho com gramática
  • Oficina gramatical (conteúdos adequados ao 2º ciclo do EB ou 3º ciclo do EB ou ES).
  • Metodologias de trabalho com textos (produção de textos)
    • Planificação, textualização, revisão;
    • Oficina de escrita (conteúdos adequados ao 2º ciclo do EB ou 3º ciclo do EB ou ES).
  • Metodologias de trabalho com textos de caráter literário
    • Leitura processual (pré-leitura, leitura, pós-leitura);
    • Tema, ideia principal, sentido global, intencionalidade comunicativa;
    • Estrutura interna, inferências;
    • Reconhecimento de recursos mobilizados na expressão de valores culturais, éticos e estéticos.
  • Metodologias de trabalho com gramática
    • Oficina gramatical (conteúdos adequados ao 2º ciclo do EB ou 3º ciclo do EB ou ES);
    • Progressão de conteúdos gramaticais.
  • Metodologias de trabalho com textos de caráter literário
    • Reconhecimento de recursos mobilizados na expressão de valores culturais, éticos e estéticos;
    • Oficina de escrita (produção de textos de opinião, de acordo com os géneros previstos em cada ciclo).
  • Metodologias de trabalho com gramática e texto: conteúdos, estratégias e materiais
  • Avaliação: Produção de sequência didática, com elaboração de materiais

____

• Coutinho, A. & Jorge, N. (coords) (2019). Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. URL: https://www.researchgate.net/publication/335988004_Ensinar_generos_de_texto_conteudos _estrategias_e_materiais;
  • Coutinho, A., C. Tanto & R. Luís (2015). O conhecimento explícito dos textos e da língua. In Formação docente. Textos, teorias e práticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp. 133-164;
  • Dolz, J. & B. Schneuwly (2004). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras;
  • Duarte, I. (1992). Oficina gramatical: contextos de uso obrigatório do conjuntivo. In Delgado- Martins et alii, Para a Didáctica do Português. Seis estudos de Linguística. Lisboa: Edições Colibri, pp. 165-177;
  • Jorge, N. & Coutinho, A. (2017). Percursos (linguísticos) para análise (literária). Palavras, 50-51: 77-87.

____

Esta ação de formação, ministrada em regime de e-Learning, destina-se exclusivamente aos docentes da disciplina de português (língua materna) no 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e no Ensino Secundário integrados no projeto desenvolvido entre a NOVA FCSH e a DGAE / DSEEPE.

____

Maria Antónia Coutinho – Professora Associada da NOVA FCSH (Departamento de Linguística) e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Doutorada em Linguística, área de especialização em Teoria do Texto, tem publicado em contextos nacionais e internacionais nos domínios da Teoria do Texto e da Didática do português (L1). Desenvolve investigação no âmbito da linguística dos textos e dos discursos, interessando-se em particular pelo potencial de desenvolvimento pessoal associado ao domínio de diferentes géneros de texto, em particular textos produzidos na modalidade escrita. Orientou teses de doutoramento em Linguística (Teoria do Texto, Linguística do Texto e do Discurso, Linguística e Ensino de língua), dissertações de Mestrado e Trabalhos de Projeto em Teoria do Texto e em Consultoria e Revisão Linguística, Relatórios de Prática de Ensino Supervisionada (Mestrados em Ensino – português).

Noémia Jorge – Investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e, presentemente, professora auxiliar convidada no Departamento de Linguística da mesma universidade. Tem doutoramento em Linguística (especialização em Linguística do Texto e do Discurso), interessando-se em particular pela Didática do Português. É autora de manuais escolares e gramáticas pedagógicas nesta área (Ensino Básico e Secundário).

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos Breves