Desenvolver a consciência fonológica
Este Curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino Presencial
Objetivos
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Este curso pretende capacitar educadores e professores, nos planos científico e didático, para o desenvolvimento da consciência fonológica como uma competência preditora da aprendizagem da leitura e da escrita.
Espera-se que os docentes:
- Se familiarizem com conceitos básicos do domínio da fonologia;
- Conheçam diferentes tipos de atividades de desenvolvimento da consciência fonológica, incluindo atividades de identificação e manipulação de fonemas, sílabas e constituintes da sílaba;
- Sejam capazes de mobilizar a consciência fonológica no ensino da leitura e da escrita.
Programa
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- Conceitos básicos do domínio da fonologia: sons; estrutura da sílaba e formatos silábicos;
- Desenvolvimento da consciência fonológica;
- Atividades de desenvolvimento da consciência fonológica e ensino da leitura e da escrita.
Bibliografia
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- Duarte, I. (2008) O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: Ministério da Educação-DGIDC.
- Freitas, M. J., D. Alves & T. Costa (2007). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: Ministério da Educação-DGIDC.
- Freitas, M. J., Rodrigues, C., Costa, T. & Castelo, A. Os sons que estão dentro das palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna (2012). Lisboa: Ed. Colibri.
- Santos, A. L. & Freitas, M. J. (2001). Contar (histórias de) sílabas. Lisboa: Ed. Colibri.
- Miranda, A. R. M. & Veloso, J. (2017). Consciência linguística: aspetos fonológicos. In M. J. Freitas & A. L. Santos (eds). Aquisição de língua materna e não materna: questões gerais e dados do português. Berlin: Language Science Press, 439-458.
DOCENTES
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Aida dos Santos Cardoso é investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e colabora como docente no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É doutorada em linguística e desenvolve investigação nas áreas da Sintaxe e da Aquisição de L2. Foi colaboradora e, posteriormente, membro integrado do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Colaborou em vários projetos nas áreas de Aquisição de português língua materna e não materna, variedades do português e de construção e anotação de corpora orais e escritos. Integra atualmente a equipa do PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita.
Joana Batalha é investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e colabora como docente no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É doutorada em linguística, na especialidade de linguística e ensino de língua. Tem participado em diversos projetos ligados à aquisição e à didática da língua materna e não materna. Foi colaboradora do Ministério da Educação e do Instituto Camões na área do ensino do português. É formadora na área das Didáticas Específicas. Integra atualmente a equipa do PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita.
Maria Lobo é Professora Associada no Departamento de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. É doutorada em Linguística, na área da sintaxe. Desenvolve investigação no CLUNL na área da sintaxe, da variação e da aquisição da linguagem, tendo participado em diversos projetos nacionais e internacionais. Tem colaborado na revisão de materiais didáticos para o ensino do português e em tarefas de consultoria na área da educação da língua materna. Integra atualmente a equipa do PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita.