Doação Magalhães Godinho

A biblioteca pessoal do professor Vitorino Magalhães Godinho, um dos fundadores da NOVA FCSH, é constituída por cerca de 7100 livros dedicados à História de Portugal, História Económica, História da Expansão Portuguesa, Filosofia, Direito e Educação.

Extrato de uma pequena biografia de Vitorino Barbosa de Magalhães Godinho, por Joaquim Romero de Magalhães, publicada no website do Instituto Camões:

 

“Nascido em Lisboa (1918), filho de Vitorino Henriques Godinho – oficial do Exército e político republicano – e de D. Maria José Vilhena Barbosa de Magalhães. Estudos secundários em Lisboa, Liceus de Gil Vicente e de Pedro Nunes, licenciatura em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1940). Professor extraordinário da Faculdade de Letras de Lisboa (1941-1944), investigador do Centre National de la Recherche Scientifique (1947-1960), Doutor ès-Lettres pela Faculdade de Letras da Universidade de Paris (1959), professor catedrático do Instituto Superior de Estudos Ultramarinos (1960-1962), Doutor honoris causa e professor na Faculté des Lettres et Sciences Humaines da Universidade de Clermont-Ferrand (1970-1974), Ministro da Educação e Cultura (1974), professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, coordenador do departamento de Sociologia (1975-1988), Diretor da Biblioteca Nacional (1984). Prix d’Histoire Maritime da Académie de Marine (1970) e Prémio Balzan (1991), sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras e da Royal Academy (Londres). Dirigiu várias coleções, nomeadamente nas Edições Cosmos, e fundou e dirige a Revista de História Económica e Social (1979). (…)

 

 

Entre 3 de dezembro de 2018 e 31 de janeiro de 2019 teve lugar, no antigo Edifício I&D da NOVA FCSH, a exposição Vitorino Magalhães Godinho, 1918-2011 : um itinerário sem ilusões nem desistência, em homenagem à vida e obra do Professor Vitorino Magalhães Godinho, um dos fundadores da NOVA FCSH. Além de ter sido um dos maiores historiadores portugueses do século XX, Vitorino Magalhães Godinho distinguiu-se na sociedade portuguesa pela sua intensa atividade em prol do serviço público, no ensino, na cultura e na política.

A inauguração da mostra marcou não apenas o momento em que a doação da sua biblioteca pessoal à NOVA FCSH foi oficializada, mas também a mudança do nome do antigo Centro de Documentação do Edifício I&D (CD-ID) para Biblioteca Vitorino Magalhães Godinho (BVMG), homenagem que se pretende mais duradoura ao Professor.