sessões do clube de leitura bibliotecas NOVA FCSH

Livros censurados

 

A quinta sessão do Clube de Leitura realizou-se no dia 23 de abril de 2024, pelas 14h30, no átrio da Biblioteca Vitorino Magalhães Godinho, no Colégio Almada Negreiros, no campus de Campolide.
 

Temas discutidos: Censura; Liberdade de expressão.

Na sessão de abril assinalámos os 50 anos do 25 de Abril e o Dia Mundial do Livro, com uma conversa em torno dos livros censurados durante o período do Estado Novo em Portugal. Neste encontro partilhámos as nossas leituras de obras censuradas e falamos sobre alguns dos relatórios da Censura.

A sessão contou ainda com uma visita guiada à exposição “Esta leitura não educa nem constrói”: a censura aos livros antes do 25 de Abril, patente no átrio da Biblioteca Vitorino Magalhães Godinho, em Campolide, no átrio da Torre B, na Av. de Berna e na Infraestrutura ROSSIO até 30 de maio, organizada pela Divisão de Bibliotecas e Documentação da NOVA FCSH.

Print

a biblioteca da meia noite

MATT HAIG 

A quarta sessão do Clube de Leitura realizou-se no dia 29 de fevereiro de 2024, pelas 13 horas, no espaço reservado da Cantina da NOVA FCSH, no campus da Avenida de Berna.
 

Temas discutidos: Saúde mental; Suicídio; Autoconhecimento.

Na sessão de fevereiro analisámos o livro A Biblioteca da Meia-Noite, de Matt Haig, que retrata um período da vida de Nora Speed, em que é confrontada com a possibilidade de fazer várias escolhas para o futuro. A sessão contou com a presença das colegas do Serviço de Psicologia, Inclusão e Igualdade da NOVA FCSH. Foi uma conversa informal, mas frontal e elucidativa sobre as escolhas que fazemos ao longo da vida, sobre depressão e outros temas em torno da saúde mental.

meia noite thumb

O acontecimento

ANNIE ERNAUX 

A terceira sessão do Clube de Leitura realizou-se no dia 23 de novembro de 2023, pelas 13 horas, no espaço reservado da Cantina da NOVA FCSH, no campus da Avenida de Berna.

Temas discutidos: Clandestinidade; Medo; Estigma social; Direitos das mulheres.

Nesta sessão discutimos O Acontecimento, de Annie Ernaux, autora laureada com o Prémio Nobel da Literatura em 2022. O livro descreve o percurso solitário da autora para realizar um aborto clandestino. A ação decorre em França, nos anos 60, período em que este ato era considerado crime e a condenação social era evidente. Nesta sessão debateu-se a escrita crua de Ernaux, que descreve a situação traumática vivida quarenta anos depois. Houve ainda tempo para transpor os limites da história do livro e estabelecer paralelismos com as disparidades existentes entre diferentes sociedades pelo mundo inteiro.

ernaux acontecimento

A GORDA

ISABELA FIGUEIREDO

A segunda sessão do Clube de Leitura realizou-se no dia 28 de setembro de 2023, pelas 17 horas, no pátio interior do edifício C da NOVA FCSH, no campus da Avenida de Berna.

Temas discutidos: Autoestima; Solidão; Vergonha.

Neste dia, analisámos o livro A Gorda, de Isabela Figueiredo, que retrata a vida de Maria Luísa, ao longo de oito capítulos que representam as várias divisões da sua casa, dando não só a ideia de compartimentação da obra, mas também da vida da personagem. Para além do debate da obra nesta sessão os participantes partilharam qual a sua relação com os livros e quais as suas leituras favoritas.

capa clube 02 a gorda isabela figueiredo

PÃO DE AÇÚCAR

AFONSO REIS CABRAL

A primeira sessão do Clube de Leitura realizou-se no dia 18 de maio de 2023, pelas 17 horas, na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia.

Esta sessão inaugural contou com a presença de Afonso Reis Cabral, autor do livro Pão de Açúcar, escritor premiado e antigo aluno da NOVA FCSH. Foi uma conversa acerca da sua carreira e sobre o que o levou a escrever uma obra baseada num acontecimento verídico tão controverso como foi o assassinato de uma transexual, na cidade do Porto, às mãos de um grupo de adolescentes.

capa pão de açúcar

DESTAQUES DA BIBLIOTECA

"Esta leitura não educa nem constrói": a censura aos livros antes do 25 de abril
"Esta leitura não educa nem constrói": a censura aos livros antes do 25 de abril