Saídas



A concretização dos resultados das tarefas contempla tanto a difusão do conhecimento na academia (e de ciência aberta) como responde a um desafio societal.
Do ponto de vista estratégico, TravelconT pretende desenvolver uma espiral sinérgica que compreende estudos colaborativos entre pares e cocriação local (turismo regenerativo) de modo a empoderar as comunidades valorizando e promovendo uma ciência cidadã, altruísta e resiliente. É o turismo enquanto agente de transformação positiva numa abordagem benéfica entre visitantes e visitados cuja proatividade irradia para o tecido social num compromisso de matriz holística.

O resultado traduz-se na criação de uma marca-destino única patrimonial (cultural) que alastra a outros domínios (natural) numa estratégia de transição para uma economia azul/verde. Ao invocar o património, TravelconT repensa a História contemporânea. Porque as Humanidades podem combater a indiferença relativamente ao conhecimento sendo um veículo privilegiado para a interculturalidade e a alteridade.