Agenda



2ª MISSÃO: São Tomé e Príncipe (STP), Jan/Fev 2024

1. Missão de investigação
  1. Investigação no Arquivo Histórico de STP;

  2. Reconhecimento do património material e imaterial de influência lusa (arquitetura civil, militar, administrativa e religiosa) e património natural;

  3. Apresentação do projeto e reunião com as tutelas no sentido de criar uma rede de trabalho que potencie sinergias capazes de alavancar uma Rota de Aliança Turística de âmbito bilateral. Concretamente, reunião de cortesia com o Presidente do Governo Regional do Príncipe, Dr. Filipe Nascimento, na Residência Oficial em Santo António com o objetivo da região integrar a Rota de Aliança do projeto TravelconT.
Publicação no Facebook do Governo Regional do Príncipe a 6 de fevereiro 2024
Instagram CHAM
Facebook CHAM

2. Colaboração com a Sociedade Civil
  1. Oferta de 80 livros de viagem com vista a inspirar para a leitura e a escrita de narrativas/viagens em diversas instituições:
    • Ilha de S.Tomé: Centro Cultural Português do Instituto Camões na capital de S. Tomé, Biblioteca Nacional de S. Tomé;
    • Ilha do Príncipe: Centro Cultural Português (polo do Príncipe), Centro Cultural do Príncipe, Fundação Príncipe;

  2. Conferência de apresentação de TravelconT e Palestra LiV: Livros, Investigação e Viagem no Centro Cultural do Príncipe na capital da Ilha, Santo António.

Estas ações tiveram um impacto real ao promover um concurso na escola secundária de Santo António cujo objetivo é selecionar as melhores narrativas de inspiração local a serem publicadas num volume. Este livro será depois utilizado como recurso diferenciador para o turismo da ilha, além de um repositório de memória para as gerações vindouras.




1ª MISSÃO: Japão, Jun 2023
No ano em que se assinalam os 480 anos da chegada dos portugueses à ilha de Tanegashima em 1543, num primeiro contato entre os europeus e os japoneses.

  • Reconhecimento do património material e imaterial de influência lusa em coleções público-privadas;
  • Apresentação do projeto e reunião potenciais parceiros com vista a sedimentar sinergias que levem à criação de uma massa crítica capaz de integrar uma Rota Histórica de âmbito bilateral. Esta colaboração concretizar-se-á quer na criação de artigos quer na participação em reuniões científicas que alavanquem a temática de matriz histórico-cultural luso-nipónica, em ações materializadas ao longo do projeto.
  • Parceria/TraveLab:
    Lúcio de Sousa
    Professor de História, Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio