Apresentação

O E-Dicionário de Escrita de Viagens Portuguesa (EDEVP) é publicado, sob coordenação de Rogério Miguel Puga, pelo CETAPS (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal) pelo Institute of Modern Languages Research (Universidade de Londres; Reino Unido) e pelo Laboratório de Interlocuções com a Ásia [LIA; Universidade de São Paulo (USP), Brasil] e é de acesso livre. Os utilizadores deverão consultar os verbetes a partir da lista de entradas. O EDEVP não segue o Novo Acordo Ortográfico, redigindo cada colaborador os seus verbetes na ortografia que adopta. O dicionário pretende ser uma obra de referência no âmbito do estudo da escrita ou literatura de viagens portuguesa e contempla:

  • viajantes;
  • obras;
  • tipologias de textos e de viagens;
  • zonas geográficas;
  • imagótipos;
  • conceitos (interdisciplinares) úteis para esta área de estudos, dos estudos pós-coloniais e da antropologia (do espaço) à história;
  • temáticas da literatura ou escrita de viagens portuguesa desde a Idade Média até à actualidade;
  • figuras de estilo e estratégias literárias, entre outros assuntos de interesse académico.

Informação prática: cada entrada é redigida em português e tem até 700 palavras (determinadas entradas, como por exemplo as temáticas, ultrapassam esse limite). O verbete termina com a secção BIBLIOGRAFIA, que conterá até 6 referências bibliográficas abreviadas (Edward Said, Orientalism, 1979: 45-67). As citações em línguas que não a inglesa, francesa e espanhola são traduzidas. O/a autor/a do verbete deverá indicar a sua filiação após o seu nome, no fim do verbete.

Como citar o EDEVP

 João Simões. s.v. “Paisagem”. E-Dicionário de Escrita de Viagens Portuguesa (EDEVP). coord. Rogério Miuel Puga. CETAPS-Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, Institute of Modern Languages Research-Universidade de Londres, Londres, Laboratório de Interlocuções com a Ásia-Universidade de São Paulo, São Paulo. ISBN: 78-972-99724-2-3: <http://www.edtl.com.pt> (acesso dd-mm-aaaa).

Rogério Miguel Puga (coord.)