Apresentação

O Colóquio Alemanha Portugal XIX-XXI: Aspectos & Momentos ocorre, no sequência da sua I edição realizado em 11-12-’13 .FCSH/Nova - como espaço para reflexão sobre o papel que os dois países, suas nações e respectivas culturas têm vindo a desempenhar na procura da realização de objectivo fulcral comum: Europa para o século XXI.

Este colóquio continua a primar também pela apresentação de resultados objectivos das estratégias emergentes e bilaterais, cultivadas por ambos os estados : germânico e português, em função dos benefícios a colher pelas respectivas nações e constante empenho na construção de uma Europa segundo:

- a Paz,
- os Valores
- a Consolidação Internacional pela cooperação.

Centrando-se na apresentação de dados de cariz Histórico-Político-Diplomático-Cultural, a II edição do Colóquio agora intitulado «Alemanha Portugal XIX-XXI: Aspectos & Momentos» pretenderá, através do diálogo entre aspectos sob representação académica e momentos em primeira pessoa, ilustrar constância e perseverança, sob as quais se tem revestido a postura reciprocamente avisada mantida entre a Alemanha Portugal.

Sob patrocínio do Centro de História d’Aquém e d’Além Mar/ Centro de História da Cultura: CHAM – Unidade de Investigação da FCSH/Nova –, concorrerão conferências proferidas por colegas especializados nas áreas da Economia, Musicologia, História de Arte, História da Cultura oriundos de Universidade Nova de Lisboa (FCSH) e da Universidade Lisboa (ISEG).

Conferencistas maiores – eles próprios – protagonistas em História Contemporânea de Portugal de discurso Político-Cultural determinante acederam verter Saber-vivo perante Auditório maior da FCSH/Nova, estimulando arco iluminador de momentos históricos decisivos para a História recente de Portugal. Promoverão deste modo reflexão para futuro próximo a decidir em imediatos quarteis deste XXI.

Convidado de reconhecimento não menos insigne e próximo da História recente de Portugal Contemporâneo oriundo de meio diplomático germânico acreditado em Portugal será convidado a proferir conferência sobre aspectos e momentos por si historicamente experimentados também em Portugal.

O Centro de História de Aquém e de Além Mar FCSH/Nova congratular-se-á por envidar todos os esforços para produzir, em tempo útil, documento em idioma consentâneo convocando estas conferências e palestras a apresentar nesta II edição do referido Colóquio, ponderados os temas em apreço, a fim de promover e divulgar em conformidade os frutos de proficiente confluência de objectivos alemães e portugueses.

Neste II Colóquio Alemanha Portugal XIX‐XXI: Aspectos & Momentos prosseguir-se-á justamente através da reflexão aduzida pelos entendimento e compreensão de «aspectos & momentos», por via dos quais Alemanha e Portugal cultivam interacção vantajosa segundo valores civilizacionais, pelos quais se definem. Vicissitudes económicas, políticas, históricas concitam memórias, sempre convocando sinergias de igual gabarito.

Conferencistas e oradores oferecem a sua generosidade a auditório inter-geracional -cultural, também académico e sito FCSH/Nova:

- Sr. Embaixador da RFA – Dr. Ulrich Brandenburg: «Alemanha, Portugal e a Crise»

-Dr. Mário Soares – Fundação Mário Soares: «Mário Soares - Willy Brandt - Helmut Schmidt : Momentos Históricos»

-Prof. Dr. Eduardo Lourenço – Fundação Calouste Gulbenkian «Da Alemanha: ou do Mau-da-Fita»

-Prof. Dr. E. Sousa Ferreira- Instituto Economia Gestão – Universidade Lisboa: «A Dimensão Internacional de Friedrich List e a Recepção em Portugal»

- Dr. Paulo Henriques - Museólogo, D.G. Património Cultural e Professora Teresa Balté - Faculdade Ciências Sociais Humanas/NOVA: «Um alemão em Lisboa: Hein Semke (1899-1995)»

- Dr. José Manuel Martins Carneiro – Museu Nacional Arte Antiga (antigo Conservador de Palácio da Pena): «Contributos Germânicos para a Obra da Pena em Sintra»

-Prof.Dr. Paulo Ferreira de Castro FCSH/Nova: «Entre Verdi e Wagner: Portugal e o teatro das nações »

- Prof. Dr. Fernando Ribeiro FCSH/NOVA: «Portugal- Alemanha por Pessoa»

Contemplarão todos os que convocam melhor modus faciendi, pelo qual povos e nações persistem no encontro da Humanidade consigo própria, segundo labor árduo pela paz duradoura e aglutinadora de energias profícuas para assim fazer sonho de união em visão prospectiva descer à prosperidade global.


Grupo de Investigação Configurações Políticas e Institucionais
F. Ribeiro (org.)