SMART Data Sprint bate recorde de inscrições

A quinta edição do SMART Data Sprint, inserida no Digital Media Winter Institute 2021, receberá este ano 52 investigadores de todo o mundo, um recorde absoluto no número de inscrições. O evento é organizado pelo grupo de investigação SMART (Social Media Research Techniques), do iNOVA Media Lab (ICNOVA).

Entre 1 e 5 de Fevereiro, os participantes terão hipótese de assistir a palestras e apresentações sobre a crescente importância das plataformas digitais na sociedade. Para além destas atividades, especialistas e investigadores convidarão os participantes a integrar projetos e a trabalhar a partir de um problema específico.

“Esta adesão demostra que o SMART Data Sprint é já uma referência para comunidade académica internacional”, refere Janna Joceli de Omena, responsável pela organização e estudante de doutoramento na NOVA FCSH. “O evento faz parte da agenda da investigação de quem pensa e analisa os conteúdos visuais e as redes digitais, utilizando diferentes métodos e tecnologias baseadas na Web”.

Para além dos participantes, estão envolvidos no SMART Data Sprint mais 13 líderes de projecto e 20 colaboradores, o que faz subir para 85 o número total de participantes, de 25 nacionalidades, que assistirão a todas as sessões online, de lugares tão distantes como o Hawaii ou a Austrália.

A programação da semana incluirá conferências de investigadores como José van Dijck (Utrecht University), Anne Helmond (University of Amsterdam e Digital Methods Initiative), Fernando van der Vlist (App Studies Initiative e Digital Methods Initiative) e Ariadna Matamoros-Fernández (School of Communication at QUT e Digital Media Research Centre).

A equipa do iNOVA Media Lab que organiza o evento inclui ainda Ana Marta Flores, Rita Sepúlveda, Elena Pilipets e Jason Chau. 

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer