Recomendações da UNESCO sobre a Ciência Aberta

Na 40ª edição da Conferência Geral da UNESCO, 193 Estados Membros incumbiram a Organização de desenvolver um documento internacional de normalização sobre Ciência Aberta, sob a forma de uma Recomendação da UNESCO, a ser adotada pelos Estados Membros em 2021.

O processo de elaboração da Recomendação iniciou-se em 2019, tendo o seu rascunho sido discutido, aprovado e agora divulgado em vários idiomas. O documento será futuramente analisado pelos Estados Membros e apresentado para aprovação na Assembleia Geral da UNESCO, que terá lugar em Novembro de 2021.
 
O objetivo desta Recomendação é fornecer um quadro internacional para a política e prática da Ciência Aberta que reconheça as diferenças disciplinares e regionais nas perspetivas de Ciência Aberta, tenha em conta as abordagens transformativas de género e os desafios específicos dos cientistas e outros atores da Ciência Aberta em diferentes países e, em particular, nos países em desenvolvimento.
 
A Recomendação apresenta também uma definição comum, valores partilhados, princípios e normas para a Ciência Aberta a nível internacional e propõe um conjunto de ações conducentes a uma operacionalização justa e equitativa da Ciência Aberta a nível individual, institucional, nacional, regional e internacional.