Bostofrio: a recusa fotográfica como evocação

Ricardo Vieira Lisboa

Abstract


Bostofrio (2018) é a primeira longa-metargem de Paulo Carneiro, onde o próprio empreende uma investigação familiar sobre a figura do seu avô, junto dos aldeãos da povoação que dá título ao filme. O realizador interroga as gentes sobre os motivos que levram a que o avô a nunca perfilhasse os seus filhos e a nunca casasse com a sua avó. Nesse processo, a imagem perdida do avô incógnito torna-se MacGuffin de uma pesquisa assombrada por uma figura oculta, tornando-se o filme, progressivamente, menos etnográfico e mais gótico. Neste artigo analisa-se a utilização da fotografia (em particular, a sua negação) como veículo de espectralidade, e relaciona-se o processo de investigação e as ferramentas fílmicas utilizadas com a tradição da arquitetura, novela e cinema gótico.

Keywords


Portuguese Cinema, Documentary, Photography, Gothic, Ethnography

References


Andrade, Sérgio C. 2018. “Filme alemão vence Prémio Jean Loup Passek em Melgaço.” Público, 5 de agosto, 2018. https://www.publico.pt/2018/08/05/culturaipsilon/noticia/filme-alemao-vence-premio-jean-loup-passek-em-melgaco-1840186

Baer, Ulrich. 2002. Spectral Evidence: The Photography of Trauma. Cambridge, Londres: The MIT Press.

Curtis, Barry. 2008. Dark Places: The Haunted House in Film. Londres: Reaktion Books.

Goi, Leonardo. 2018. “Conjuring Ghosts: The 15th IndieLisboa.” Senses of Cinema (junho, n. 87). http://sensesofcinema.com/2018/festival-reports/conjuring-ghosts-the-15th-indielisboa/

Hanson, Helen. 2007. Hollywood Heroines: Women in Film Noir and Female Gothic Film, 1.ª ed. Londres: J.B. Taurius & Co. Ltd..

Harvey, John. 2007. Photography and Spirit. Londres: Reaktion Books.

Marques, Vasco Baptista. “Vestígios do passado.” Expresso - Revista E, 9 de novembro, 2019. https://leitor.expresso.pt/semanario/semanario2454/html/revista-e/culturas/cinema/vestigios-do-passado

Moreira de Sá, Maria das Graças. 1992. Estética da Saudade em Teixeira de Pascoaes. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa - Ministério da Educação, 1.ª ed.

Mulvey, Laura. 2006. Death 24x a Second: Stillness and the Moving Image. Londres: Reaktion Books.

Oliveira, Luís Miguel. 2018. “O que estes filmes têm em comum é nada terem em comum.” Público, 26 de abril, 2018. https://www.publico.pt/2018/04/26/culturaipsilon/noticia/da-bosnia-a-tras-os-montes-a-competicao-nacional-no-indielisboa-1811329

Ruffles, Tom. 2004. Ghost Images: Cinema of the Afterlife. Jefferson, Carolina do Norte e Londres: McFarland & Company, Ins., Publishers.

Sutton, Damian. 2009. Photography, Cinema, Memory: The Crystal Image of Time. Minneapolis, Londres: University of Minnesota Press.

Vieira, Teresa. 2019. “Review: Bostofrio.” Cineuropa, 12 de novembro, 2019. https://cineuropa.org/en/newsdetail/381124


Refbacks

  • There are currently no refbacks.




Copyright (c) 2020 Ricardo Vieira Lisboa

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Indexation 

Evaluation systems:

ERIH PLUS  (The European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences)

LATINDEX e ProQuest / CSA (Cambridge Scientific Abstracts)


Journal of Communication and Languages |  ISSN 2183-7198

 Licença Creative Commons

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.