“O Fantasma é o futuro do homem” — da espectralidade das imagens no cinema de Kiyoshi Kurosawa: KAIRO (2001)

Fernando Guerreiro

Abstract


O cinema de Kiyoshi Kurosawa, desde sempre, e sobretudo nos seus últimos filmes, coloca a questão do “fim da humanidade”, questão que se desdobra noutra, a do fim do próprio cinema na era da passagem do analógico ao digital, o que introduz um 2.º grau da problematização da noção do “fantasma” e se traduz numa concepção espectral do cinema.

Kairo (2001), nomeadamente devido às relações que aí se estabelecem entre os diferentes media e ao constante efeito de “fagocitação” e “mutação” do real (do analógico) pelo virtual (a pixelização flou dos corpos nas imagens), faz não só o ponto da guerra das imagens em que hoje é dado o cinema, como levanta a hipótese, mais ousada, do “fantasma” como devir do “homem”.


Keywords


Disappearance; Ghost; Internet; Kairo; Plan

References


ARNAUD, Denise 2007, Kiyoshi Kurosawa – Mémoire de la dispariton, Pertuis: Rouge Profond.

BAUDRILLARD, Jean 1997, L’ échange impossible, Paris: Galillée.

BENJAMIN, Walter 1982, Charles Baudelaire. Un poète lyrique à l’apogée du capitalisme, Paris: Payot, pbp nº 399.

BUCKLAND, Warren 2010, “Realism in the photographic and digital image (Jurassic Park and The Lost World)”, in Thomas Elsaesser e Warren Buckland, Studying Contemporary American Film – A Guide to Movie Analysis, London/ New York: Bloomsbury Academic.

DELEUZE, Gilles 1986, “Le cerveau, c’est l’écran”, Cahiers du Cinéma nº 380.

JOUNEL, Sébastian 2009, Kairo de Kiyoshi Kurosawa. Le réseau des solitudes, Paris: L’Harmattan.

KUROSAWA, Kiyoshi 2004, Kairo [2001], Arles: Éditions Philippe Picquier, Poche nº 233.

KUROSAWA, Kiyoshi 2008, Mon effroyable histoire du cinéma – Entretiens avec Makoto Shinozaki, Pertuis: Rouge Profond.

LYOTARD, Jean-François 1997, O Inumano – Considerações sobre o Tempo, Lisboa: Estampa.

MESNILDOT, Stéphane de 2011, Fantômes du cinéma japonais, Pertuis: Rouge Profond.

PAVIS, Patrice 1998, “Du Butô considéré comme du Grand-Guignol qui a mal tourné”,

In AA.VV, Europe nº 835-836.

VIRILIO, Paul 1980, Esthétique de la Disparition, Paris: Balland.

VIRILIO, Paul 1984, L’Espace critique, Paris: Christian Bourgois Éditeur.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.




Copyright (c) 2020 Fernando Guerreiro

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Indexation 

Evaluation systems:

ERIH PLUS  (The European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences)

LATINDEX e ProQuest / CSA (Cambridge Scientific Abstracts)


Journal of Communication and Languages |  ISSN 2183-7198

 Licença Creative Commons

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.