MONITORIZAÇÃO INTERNA

ENQUADRAMENTO

O processo de criação do Sistema de Garantia da Qualidade de Ensino (SGQE) na NOVA FCSH foi iniciado no ano letivo 2011/2012 (Despacho n.º 31/2011, de 28 de junho). Após dois anos de testagem, entrou em pleno funcionamento no ano letivo de 2013/2014. Desde então, tem sido dinamizado regularmente, com algumas adaptações resultantes de decisões do Conselho da Qualidade do Ensino da NOVA.

Este eixo está orientado para monitorizar o funcionamento dos ciclos de estudos e respetivas unidades curriculares. Tem como principais objetivos a melhoria contínua dos procedimentos, a valorização das melhores práticas pedagógicas e a gestão adequada do sucesso escolar. Combina a análise de dados quantitativos com a apreciação que estudantes e docentes fazem da qualidade da relação de ensino e de aprendizagem. A estrutura que coordena este eixo, os principais instrumentos e a indicação do que cabe a cada interveniente são comunicadas anualmente pelo Responsável pela Qualidade e divulgadas na intranet e sítio institucional da NOVA FCSH.

 

Estrutura

A Comissão da Qualidade do Ensino-FCSH integra representantes dos docentes e dos estudantes dos ciclos de estudos em avaliação. É presidida por um Professor de uma Universidade estrangeira (Colas Duflo, Paris-Nanterre) e coordenada por um docente nomeado pelo Diretor (Luís Manuel Bernardo), responsável por supervisionar todos os procedimentos a adotar pela Unidade Orgânica (UO), em conformidade com o que for determinado pelo Conselho da Qualidade do Ensino-NOVA, do qual também faz parte.

Cada Curso tem uma Comissão para a Avaliação, composta pelo respetivo Coordenador e representantes dos docentes e dos discentes. Cabe-lhe interpretar os resultados dos inquéritos e fornecer informação complementar sobre as medidas a implementar.

Os docentes responsáveis pela unidade curricular elaboram a sua apreciação sobre o funcionamento semestral da mesma e participam na elaboração de ações de melhoria, sempre que algum parâmetro seja considerado “inadequado” ou “a melhorar”.

 

INSTRUMENTOS

Os instrumentos principais deste eixo são:

  • Questionário da perceção dos estudantes sobre o funcionamento das unidades curriculares;
  • Questionário da perceção dos docentes sobre o funcionamento das unidades curriculares;
  • Ficha da Unidade Curricular – Guia Informativo;
  • Relatório da Unidade Curricular;
  • Análise semestral do funcionamento do ciclo de estudos;
  • Relatório do Ciclo de Estudos.

Para mais informações sobre a qualidade de ensino na NOVA consulte esta página.

 

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer