MONITORIZAÇÃO INTERNA
ENQUADRAMENTO
O processo de criação do Sistema de Garantia da Qualidade de Ensino (SGQE) na NOVA FCSH foi iniciado no ano letivo 2011/2012 (Despacho n.º 31/2011, de 28 de junho). Após dois anos de testagem, entrou em pleno funcionamento no ano letivo de 2013/2014. Desde então, tem sido dinamizado regularmente, com algumas adaptações resultantes de decisões do Conselho da Qualidade do Ensino da NOVA.
Este eixo está orientado para monitorizar o funcionamento dos ciclos de estudos e respetivas unidades curriculares. Tem como principais objetivos a melhoria contínua dos procedimentos, a valorização das melhores práticas pedagógicas e a gestão adequada do sucesso escolar. Combina a análise de dados quantitativos com a apreciação que estudantes e docentes fazem da qualidade da relação de ensino e de aprendizagem. A estrutura que coordena este eixo, os principais instrumentos e a indicação do que cabe a cada interveniente são comunicadas anualmente pelo Responsável pela Qualidade e divulgadas na intranet e sítio institucional da NOVA FCSH.
Estrutura
A Comissão da Qualidade do Ensino-FCSH integra representantes dos docentes e dos estudantes dos ciclos de estudos em avaliação. É presidida por um Professor de uma Universidade estrangeira (Colas Duflo, Paris-Nanterre) e coordenada por um docente nomeado pelo Diretor (Luís Manuel Bernardo), responsável por supervisionar todos os procedimentos a adotar pela Unidade Orgânica (UO), em conformidade com o que for determinado pelo Conselho da Qualidade do Ensino-NOVA, do qual também faz parte.
Cada Curso tem uma Comissão para a Avaliação, composta pelo respetivo Coordenador e representantes dos docentes e dos discentes. Cabe-lhe interpretar os resultados dos inquéritos e fornecer informação complementar sobre as medidas a implementar.
Os docentes responsáveis pela unidade curricular elaboram a sua apreciação sobre o funcionamento semestral da mesma e participam na elaboração de ações de melhoria, sempre que algum parâmetro seja considerado “inadequado” ou “a melhorar”.
INSTRUMENTOS
Os instrumentos principais deste eixo são:
- Questionário da perceção dos estudantes sobre o funcionamento das unidades curriculares;
- Questionário da perceção dos docentes sobre o funcionamento das unidades curriculares;
- Ficha da Unidade Curricular – Guia Informativo;
- Relatório da Unidade Curricular;
- Análise semestral do funcionamento do ciclo de estudos;
- Relatório do Ciclo de Estudos.
Para mais informações sobre a qualidade de ensino na NOVA consulte esta página.