Projeto ySkills quer saber mais sobre competências digitais de crianças e adolescentes

Cristina Ponte, docente do Departamento de Ciências da Comunicação, é a coordenadora da equipa portuguesa do projeto ySkills, que se propõe estudar riscos e oportunidades das tecnologias da informação e comunicação (TIC) em crianças e adolescentes dos 12 e 17 anos. O lançamento da iniciativa, financiada pela Comissão Europeia em mais de 3 milhões de euros através do Programa H2020, tem lugar no dia 16 e 17 de janeiro na Universidade Católica de Leuven, na Bélgica.

O projeto, a implementar ao longo dos próximos quatro anos por um consórcio interdisciplinar de 15 equipas de investigadores de 13 países europeus, pretende avaliar riscos e oportunidades relacionados com o uso das TIC por crianças e adolescentes. A investigação vai permitir entender como usar os meios digitais para lhes proporcionar um crescente bem-estar cognitivo, físico, psicológico e social, determinando ainda quais as crianças que correm risco de ter baixos níveis de bem-estar relacionadas com o uso destas tecnologias.

A finalidade passa por identificar estratégias e recomendações para a implementação de novas políticas públicas no espaço europeu.