Projeto VINCULUM lança iniciativa "Vínculo do Mês"

VINCULUM, projeto de investigação liderado por Maria de Lurdes Rosa que recebeu um bolsa European Research Council no valor de 1,6 milhões de euros, estreou uma ação de comunicação que tem como objetivo apresentar todos os meses a história de um “Vínculo”, dando a conhecer as marcas que deixou na paisagem, as memórias que sobre ele se preservaram e as histórias dos seus protagonistas.

Esta investigação, assente em documentação produzida entre os séculos XIV e XVII, visa alcançar uma nova definição da vinculação pré-moderna, que considera o vínculo como um agente social, cujas componentes principais são o parentesco, o poder e a identidade. A abordagem seguida nesta investigação assenta numa ultrapassagem das fronteiras tradicionais, consagrando como época do estudo os séculos XIV a XVII e os espaços continental e atlântico.

O VINCULUM pretende agora receber contributos da sociedade, convidando todos os interessados a participar na iniciativa, sugerindo a próxima história ou colaborando na investigação. Os interessados deverão contactar a equipa através do e-mail vinculum@fcsh.unl.pt.

Em dezembro de 2020, o vínculo do mês foi dedicado ao Morgadio do Paço da Quinta, em Évora. Já em 2021, foram estudados o Morgadio de Pindela (janeiro) e o Morgadio do Salvador do Mundo (fevereiro). O Vínculo do Mês está disponível no site do projeto. Esta iniciativa conta com a participação de duas alunas da licenciatura em História, Beatriz Merêncio e Joana Soares, que colaboram simultaneamente na investigação e na comunicação de ciência, com o apoio da equipa de investigação. Está em aberta a hipótese de participação de outros alunos com interesse nesta área. «Este projeto abre as portas a todos os que tenham vontade de aprender História em contacto direto com investigação internacional», pode ler-se no site.

 

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer