Data: 5 a 21 Jul
Horário: segundas, quartas e sextas-feiras das 18h00 às 21h00 | 21 de julho das 17h00 às 21h00
Duração: 25h | 2 ECTS
Morada: NOVA FCSH |
Área: História da Arte e Estudos Artísticos
Docente responsável: Maria Irene Aparício
Docente: Liliana Cristina Vidais Rosa
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino Presencial
Ensino Presencial (Se as condições sanitárias permitirem)

____

• Compreender e adquirir conhecimentos do cinema português contemporâneo através da sua diversidade temática, correntes e tendências estéticas integrando as condicionantes políticas e as clivagens artísticas.
  • Identificar o perímetro estético associado aos géneros cinematográficos retirando deste exercício as suas potencialidades e limitações.
  • Aprendizagem de instrumentos de análise fílmica.

____

História, memória e contemporaneidade no cinema português.

• Visão da guerra colonial no feminino em Margarida Cardoso;
  • Memória e esquecimento em Manuel Mozos;
  • Clausura e vertigem em Teresa Villaverde.

Cinema e outras artes: diálogos artísticos entre a tradição e a contemporaneidade.

• Horizontes brechtianos em Alberto Seixas Santos;
  • No cinema como no palco em Manoel de Oliveira;
  • Tragédia e contemporaneidade no cinema de João Canijo.

Cinema e Transgressão.

• Transgressão no cinema de João César Monteiro;
  • Hibridismo entre ficção e documentário em Pedro Costa.

____

• ARAÚJO, Nelson, Cinema Português: Interseções Estéticas nas Décadas de 60 a 80 do Século XX, Lisboa, Edições 70, 2016.
  • CUNHA, Paulo; SALLES, Michelle (org.) Cinema Português: Um Guia Essencial, São Paulo, SESI-SP editora, 2013.
  • FERREIRA, Carlos Melo, Pedro Costa, Porto, Edições Afrontamento, 2018.
  • PEREIRA, Ana Sofia Torres, Mulheres Guionistas – Uma Definição Dinâmica da Linguagem no Feminino no Cinema Português. Tese de Doutoramento, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2020. https://run.unl.pt/handle/10362/99214.
  • ROSA, Liliana, Tragédia e Contemporaneidade no Cinema de João Canijo. Tese de Doutoramento. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2017. https://run.unl.pt/handle/10362/26959.

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis

docentes

____

Liliana Cristina Vidais Rosa é Professora na Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), Instituto Politécnico de Tomar (IPT). Investigadora integrada no Instituto de Filosofia da Nova (Ifilnova) / Laboratório de Cinema e Filosofia (CineLab), Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH). Doutora (2017) e mestre (2009) em Ciências da Comunicação, especialidade de Cinema e Televisão, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH). Licenciada (2007) em Design Multimédia pela Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD CR). Sendo uma das fundadoras e coorganizadoras do Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes, realizado anualmente na Universidade da Beira Interior (UBI), é também cocoordenadora do grupo de trabalho “Cinema e outras Artes” da AIM. É uma das fundadoras e coorganizadoras da Conferência Internacional Cinema, Philosophy and children’s World realizada na NOVA FCSH. (lcvrosa@gmail.com).

Maria Irene Aparício

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)

As nossas redes