24
Jan
Data: 24 Jan a 3 Fev 2022
Horário: segunda a quinta-feira das 17h00 às 20h00 | 3 de fevereiro das 17h00 às 21h00
Duração: 25h | 2 ECTS
Área: Comunicação, Política, Linguagem e Filosofia
Docente responsável: Ana Margarida Barreto
Docente: Denise Henriques Quintela
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino a distância

 

Objetivos

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Com uma abordagem teórico-empírica, este curso, que não existe em nenhuma instituição de ensino (superior), pretende habilitar os alunos a:

  • Conhecer o estado da arte do fenómeno desde o início, no século XIX, distinguindo conceitos e relacionando perspetivas complementares;
  • Compreender contextos de desenvolvimento das políticas de marca dos locais, tanto no âmbito da economia globalizada como das especificidades de cada lugar;
  • Perceber a importância da comunicação estratégica no processo de construção das políticas de marcas dos lugares, para além da consequente fase promocional;
  • Observar modelos teórico-empíricos de formulação e projeção da imagem/marca de cidades, regiões e países, desenvolvendo capacidade de reflexão e planeamento.

 

Programa

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  • Estado da arte: surgimento e evolução dos fenómenos do placebrand e do placemarketing;
  • Conceitos: identidade (competitiva); imagem (projetada versus percebida) dos locais; marca dos lugares; política pública de marca cidade/região/país; do made in ao tourism destination image e country brand equity;
  • Contextos, causas e objetivos de desenvolvimento das políticas de marca das cidades, regiões e países: relação circular (virtuosa) entre global e local;
  • Comunicação estratégica nas diversas fases da política pública; Integrated Marketing Communications; Public Diplomacy e Soft Power;
  • Modelos de construção e projeção de marca dos locais; Modelo de comparabilidade internacional de fatores de sucesso de marcas dos lugares;
  • Casos comparados e fatores críticos de sucesso;
  • Marca Portugal;
  • Apresentação de trabalhos individuais ou de grupo.

Durante o curso prevê-se a realização de um ou dois webinars, com especialistas convidados, que poderão versar os temas seguintes:

  • Atração de talento no mercado global: estudantes e profissionais;
  • A marca e as marcas do lugares: simbioses entre crescimento empresarial e desenvolvimento local.

 

Bibliografia

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  • Quintela, Denise Henriques. 2020. Marca Portugal: Políticas e Atores. Lisboa: Mundos Sociais/CIES-IUL e IAPMEI-Agência para a Competitividade e Inovação.
  • Barreto, Ana Margarida. 2020. Measuring Brand Equity with social media. Revista Prisma Social 28: 68-85.
  • Anholt, Simon. 2020. The Good Country Equation: How we can repair the world in one generation. London: Paperback.
  • Dinnie, Keith. 2016 (ed.). Nation Branding: Concepts, Issues, Practice (2 ed.). New York: Routledge.
  • Kotler, P., D. Haider and I. Rein. 1993. Marketing Places: attracting investment, industry and tourism to cities, states and nations. New York: Free Press

 

PROPINA

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Ver tabela em informações úteis.

 

docentes

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Denise Henriques Quintela é doutorada em Políticas Públicas pelo ISCTE-IUL. É autora do livro Marca Portugal: Políticas e Atores, adaptado da sua tese de doutoramento e publicado pelo ISCTE-IUL, com o apoio do IAPMEI- Agência para a Competitividade e Inovação. É Investigadora Integrada do ICNOVA/NOVA FCSH e Associada do CIES-IUL/ISCTE-IUL. Tem coordenado e integrado projetos relacionados com a marca dos lugares e o desenvolvimento socioeconómico. É oradora e tem publicado artigos sobre o tema, em revistas científicas e em meios de comunicação. É mestre em Administração e Políticas Públicas, pelo ISCTE-IUL, com uma dissertação sobre a Imagem da União Europeia na Imprensa Portuguesa, tendo também publicado sobre o tema da Política Europeia de Informação e Comunicação. É licenciada em Comunicação Social e Cultural, pela Universidade Católica Portuguesa. Iniciou a sua carreira há 22 anos, como jornalista na Agência Lusa e no Jornal de Notícias, tendo posteriormente dirigido serviços de comunicação e relações externas na Administração Pública, nas áreas do Ensino Superior e da Cultura.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos de ANO NOVO (CAN)

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