Data: 6 a 10 Jul
Área: Comunicação Política Linguagem e Filosofia
Docente responsável: Isabel Lousada
Docente: Isabel Baltazar
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral: Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino a Distância

____

O curso Pioneiras na Construção da Europa tem como principais objetivos compreender a evolução da ideia de Europa ao longo do século XX, sobretudo durante a primeira metade de século, para dar visibilidade à participação feminina na reflexão sobre a Europa e o seu futuro. Nesta investigação será mostrado que as mulheres, para além de um olhar sobre a situação europeia do seu tempo, apresentaram, ainda, a sua posição sobre os acontecimentos expressa quer na esfera privada quer na espera pública. O seu protagonismo revelar-se-ia surpreendente pela participação em organizações internacionais, nomeadamente na SDN. Este envolvimento continuaria durante a segunda metade do século, participando plenamente no processo da construção europeia.

____

1-Uma pioneira na defesa da unidade da Europa: Louise Weiss, a “europeia”

• a)Combats pour l’ Europe
  • b)L’ Europe nouvelle

2-Um olhar sobre a Europa a partir de Portugal – um europeísmo feminino?

• a)Irene de Vasconcelos : uma pioneira portuguesa
  • b)Elina Guimarães e a página feminista de Portugal Feminino

3-As Mulheres e a Construção Europeia

• a) María Zambrano e a Agonia da Europa
  • b)As ideias federalistas e supracionais de Simone Veil
  • c)Uma reflexão feminina sobre o Futuro da Europa – Maria Antonietta Macciocchi

____

• Baltazar, Isabel e Cunha, Alice (coord). As Grandes Figuras da Construção Europeia, Lisboa, Assembleia da República, 2019.
  • BERTIN, Celia, Louise Weiss, Paris, Albin Michel, 1999.
  • MACCIOCCHI, Maria Antonietta, Uma mulher interroga a Europa, Lisboa, Publicações D.Quixote, 1992. SAINT-OUEN, Les grandes figures de la construction européenne, Paris, Georg, 1997
  • VEIL , Simone, « L’Architecture nouvelle de l’Europe aujourd’hui », Revue de sciences morales et politiques, vol. 17, nº3, 1992, pp.425-438.
  • WEISS, Louise, Mémoires d’une européenne, 3 vols, Paris, Albin Michel, 1978-1980.

PROPINA

____

Ver tabela em Informações úteis.

docentes

____

Isabel Baltazar é licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, 1988), mestre em História Cultural e Política (1995), pela NOVA FCSH, e doutorada em História e Teoria das Ideias, Especialidade de História das Ideias Políticas (2008), pela mesma Universidade, com uma tese intitulada Portugal e a Ideia de Europa. Pensamento Contemporâneo. É membro integrado do Instituto de História Contemporânea (IHC) da NOVA FCSH e colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20), da Universidade de Coimbra. Foi Professora Convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, no Departamento de Estudos Políticos onde lecionou a disciplina de Construção Europeia no Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, Especialização em Estudos Europeus.

Isabel Lousada é investigadora auxiliar de nomeação definitiva da NOVA FCSH. Membro integrado da equipa de investigação CICS.Nova – Centro interdisciplinar de Ciências Sociais. Tem orientado os seus trabalhos na linha de Estudos sobre as Mulheres alguns dos quais publicados na Revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher. Tem centrado a sua investigação no período de transição da Monarquia para a República.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer