29
Ago
Data: 29 Ago a 9 Set 2022
Horário: segunda a sexta-feira das 09h30 às 12h00
Duração: 25h | 2 ECTS
Área: História da Arte e Estudos Artísticos
Docente responsável: Maria Alessandra Bilotta
Docente: Fabio Barberini
Docente: Gianluca del Monaco
Docente: Jaime Moraleda Moraleda
Docente: Jorge Jiménez López
Docente: Jorge Prádanos Fernández
Docente: Maria Alessandra Bilotta
Docente: Serena Ammirati
Docente: Stefan Andreas Drechsler
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino a distância

 

Objetivos

____

O curso, proposto e organizado pelos membros da Oficina de Investigação IUS ILLUMINATUM (https://iusilluminata.fcsh.unl.pt) sediada no IEM da FCSH, tem o objetivo de complementar a formação de futuros investigadores em História da Arte, História e Literatura Medievais e pretende fornecer aos alunos uma introdução sobre a produção dos manuscritos jurídicos iluminados na Europa medieval (séculos V-XV). O estudante irá assim possuir um conhecimento básico sobre os manuscritos jurídicos iluminados medievais assim como as ferramentas metodológicas para a leitura de este objeto artístico. O estudante irá também reconhecer os diferentes estilos e usar uma terminologia específica.

 

Programa

____

  1. O estudo dos manuscritos jurídicos iluminados: uma introdução histórica e metodológica – Maria Alessandra Bilotta (IEM-NOVA/FCSH);
  2. Legal Books in Late Antiquity: Types, Forms, Functions – Serena Ammirati (Università Roma Tre);
  3. Os manuscritos jurídicos iluminados no Sul da França (seculos XIII-XIV): produção e circulação na Peninsula Ibérica – Maria Alessandra Bilotta (IEM-NOVA/FCSH);
  4. The Illumination of Legal Manuscripts in Bologna, ca. 1150-1350 – Gianluca del Monaco (Alma Mater Studiorum – Università di Bologna);
  5. Las Siete Partidas de Alfonso X de Castilla. Texto e imagen a través de los manuscritos – Jorge Prádanos Fernández (Universidad Complutense de Madrid);
  6. La colección de manuscritos jurídicos del Archivo Capitular de Toledo: origen, evolución y códices iluminados singulares-Jaime Moraleda Moraleda (Universidad de Castilla – La Mancha);
  7. Content and Production of Vernacular Legal Manuscripts from Medieval Western Scandinavia – Stefan Andreas Drechsler (University of Bergen);
  8. Garabatos marginales: Desde el códice a los muros carcelarios medievales – Jorge Jiménez López (Universidad de Zaragoza)/Maria Alessandra Bilotta (IEM-NOVA/FCSH);
  9. Justicia divina y Justicia Local. Marcos monumentales en el ámbito hispano – Jorge Jiménez López (Universidad de Zaragoza);
  10. Rastros da legislação de Alfonso X na lírica galego-portuguesa – Fabio Barberini (Universitat de Girona).

 

Bibliografia

____

  • M. Ascheri (edited by), Lo Studio e i testi. Il libro universitario a Siena (secoli XII-XVII), Protagon 1996.
  • S. L’Engle, R. Gibbs, Illuminating the Law.Illuminated Legal Manuscripts in Cambridge Collections, Brepols 2002 (Studies in Medieval and Early Renaissance Art History – HMSAH 33).
  • K. Böse, S. Wittekind (edited by), Ausbildung Des Rechts: Systematisierung Und Vermittlung Von Wissen in Mittelalterlichen Rechtshandschriften, Peter Lang 2009.
  • G. del Monaco, L’Illustratore e la miniatura nei manoscritti universitari bolognesi del Trecento, Bononia University Press 2018.
  • J. Prádanos Fernández, “La iluminación de los manuscritos de las Siete Partidas: una aproximación”, in Las Siete Partidas del Rey Sabio. Una aproximación desde la filología digital y material, editado por José Manuel Fradejas Rueda, Enrique Jerez Cabrero y Ricardo Pichel, Iberoamerica-Vervuert 2021, pp. 197-209.

 

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis.

 

docentes

____

Fabio Barberini: Doutor em Filologia Românica pela Universidade de Messina (2014), é atualmente investigador contractado na Universitat de Girona ao abrigo do programa Beatriu de Pinos e investigador principal do projeto El trobar a les corts ibèriques/Trobar in the Iberian Courts (TROB-IB) financiado pela Generalitat de Catalunya / AGAUR (ref. 2020 BP 00263).

Gianluca del Monaco: Gianluca del Monaco is adjunct professor in the History of Medieval Art at the Universities of Bologna and Udine. He earned a PhD in the History of Art at the University of Bologna in 2012. He was a fellow at the Fondazione Roberto Longhi in Florence in 2012-2013 and a research fellow at the Department of the Arts/University of Bologna from 2015 to 2018. He also received a Getty/ACLS Postdoctoral Fellowship in the History of Art for the year 2018-2019.

Jaime Moraleda Moraleda: Jaime Moraleda is Professor in the University Castilla-La Mancha; has a degree in Humanities (2003) and a Doctorate in Art History (2016) from the University of Castilla-La Mancha, with a thesis dedicated to liturgical codices illuminated for the Cathedral of Toledo during the 16th century.

Jorge Jiménez López: has a Degree in History of Art (2013) and a Master’s Degree in Advanced Studies in Art History (2014) both from the University of Salamanca. He is Professor of Art History at the University of Zaragoza.

Jorge Prádanos Fernández, is currently a doctoral student at the UCM, carrying out the thesis entitled «A servicio de Dios y por comunal de todos hacemos este libro». Análisis y contexto de la iluminación de los manuscritos de las Siete Partidas, under the direction of Dr. Laura Fernández Fernández, in which the medieval manuscripts of the Siete Partidas of Alfonso X will be analyzed to study the image and illumination of these codes, as well as its relationship with other Castilian and European medieval legal codes and also studying issues of iconography and patronage. He has currently obtained a Fellowship for the Training of University Teachers and since October 2018 he has been a predoctoral researcher in the Department of Art History of the UCM. He has realized a stay in Rome between April and June 2018 at the Spanish School of History and Archeology in Rome (EEHAR) and in Lisbon between April and June 2021 at the Instituto de Estudos Medievais-Universidade Nova de Lisboa.

Maria Alessandra Bilotta é historiadora da arte, medievalista no Instituto de Estudos Medievais (IEM) da FCSH da Universidade Nova de Lisboa. A sua investigação atual concentra-se sobre os manuscritos jurídicos iluminados medievais conservados em Portugal. Desde alguns anos ela está interessada também no aspeto arqueológico do manuscrito medieval, um tema que se relaciona diretamente com a temática do curso. A sua tese de doutoramento foi publicada pela Biblioteca Apostólica Vaticana (2011). Foi comissária das seguintes exposições científicas: “Le parement d’autel des Cordeliers de Toulouse. Anatomie d’un chef d’oeuvre du XIVe s.” (Toulouse, 2012) e “A Circulação do Direito na Europa Medieval: Manuscritos Jurídicos Europeus em Bibliotecas portuguesas” (Lisboa, BNP, 2016). Ela organizou várias conferências internacionais e workshops, tais como “O Estudo dos manuscritos iluminados e dos artefactos na Arqueologia da Idade Média: metodologias em comparação” (com Catarina Tente e Sara Prata – Lisboa, 2015); Circulations juridiques et pratiques artistiques, Intelectuais et culturelles en Europe au Moyen Âge (XIIIe – XVe s.) – Medieval Europe in Motion 3 (Lisboa, NOVA FCSH-BNP, 2016) Para obter a lista das publicações ver página pessoal na Academia.edu: https://unl-pt.academia.edu/MariaAlessandraBilotta.

Serena Ammirati: Since 2020, I am research fellow in Paleography in Roma 3 University, where I teach paleography, codicology, and diplomatics. From november 2021, I am the representative of the humanities researchers in the academic senate in Roma 3 and secretary of the board of the Italian Association of Paleographers and Diplomatists (AIPD). Since January 2019, I teach the course Palaeography I for the European Diploma in Medieval Studies (DEEM – (Diplôme Européen d’Études Médiévales) from FIDEM.

Stefan Andreas Drechsler: is a postdoctoral fellow in Old Norse philology at the University of Bergen, Norway. His principal academic work includes researching textual and codicological compilation strategies in Scandinavian law manuscripts, legal iconography in medieval European book painting, and social network analysis data related to vernacular law texts.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)