Data: 5 a 21 Jul
Horário: segundas, quartas e sextas-feiras das 15h00 às 18h00 | 5 de julho das 14h00 às 18h00
Duração: 25h | 2 ECTS
Morada: NOVA FCSH |
Área: História da Arte e Estudos Artísticos
Docente responsável: Maria Irene Aparício
Docente: Liliana Cristina Vidais Rosa
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino Presencial
Ensino Presencial (Se as condições sanitárias permitirem)

____

• Compreender e adquirir conhecimentos do cinema português contemporâneo através dos diálogos e inquietudes que se estabelece entre o cinema e as outras artes.
  • Identificar o perímetro estético associado aos géneros cinematográficos retirando deste exercício as suas potencialidades e limitações.
  • Aprendizagem de instrumentos de análise fílmica.

Cinema e as Outras Artes

• Diálogos e inquietudes entre o cinema e as outras artes;
  • Metodologias de análise.

Cinema e drama.

• Horizontes brechtianos em Alberto Seixas Santos;
  • No cinema como no palco em Manoel de Oliveira;
  • Tragédia e contemporaneidade no cinema de João Canijo.

Cinema, performance e literatura

• A dimensão performativa em João César Monteiro;
  • Um certo olhar sobre a literatura em João Botelho.

Cinema e artes plásticas

• A pintura em Manoel de Oliveira;
  • O cinema de animação e a ilustração em Daniel Sousa.

Cinema, arquitetura e fotografia

• A representação da cidade-arena em Fernando Lopes e João Salaviza;
  • Encontro entre fotografia e cinema em Pedro Costa.

____

• ARAÚJO, Nelson, Cinema Português: Interseções Estéticas nas Décadas de 60 a 80 do Século XX, Lisboa, Edições 70, 2016.
  • DIAS, Inês Sapeta, “Fotográfico: Ensaios para o mapeamento do encontro entre fotografia e cinema (da fundação fotográfica ao carácter excessivo da imagem cinematográfica)”, in GRILO, João Mário; APARÍCIO, Maria Irene (Orgs.), Cinema e Filosofia – Compêndio, Lisboa, Edições Colibri, 2013.
  • OLIVEIRA, Anabela Branco de; PEREIRA, Ana Catarina; ROSA, Liliana; PENAFRIA, Manuela; ARAÚJO, Nelson (Editores), Cinema e Outras Artes II, Diálogos e Inquietudes Artísticas, Covilhã, Livros Labcom, Coleção Ars, 2019. URL: http://www.labcomifp.ubi.pt/book/336.
  • OLIVEIRA, Anabela Branco de; PEREIRA, Ana Catarina; ROSA, Liliana; PENAFRIA, Manuela; ARAÚJO, Nelson (Editores), Cinema e Outras Artes I, Diálogos e Inquietudes Artísticas, Covilhã, Livros Labcom, Coleção Ars, 2019. URL: http://www.labcomifp.ubi.pt/book/335.
  • ROSA, Liliana, Tragédia e Contemporaneidade no Cinema de João Canijo. Tese de Doutoramento. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2017. https://run.unl.pt/handle/10362/26959.

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis

docentes

____

Liliana Cristina Vidais Rosa é Professora na Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), Instituto Politécnico de Tomar (IPT). Investigadora integrada no Instituto de Filosofia da Nova (Ifilnova) / Laboratório de Cinema e Filosofia (CineLab), Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH). Doutora (2017) e mestre (2009) em Ciências da Comunicação, especialidade de Cinema e Televisão, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH). Licenciada (2007) em Design Multimédia pela Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD CR). Sendo uma das fundadoras e coorganizadoras do Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes, realizado anualmente na Universidade da Beira Interior (UBI), é também cocoordenadora do grupo de trabalho “Cinema e outras Artes” da AIM. É uma das fundadoras e coorganizadoras da Conferência Internacional Cinema, Philosophy and, realizada na NOVA FCSH. (lcvrosa@gmail.com).

Maria Irene Aparício

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)

As nossas redes