
Jornalismo sustentável: inovação e modelos de negócio
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino e-learning
Objetivos
____
- Compreender o impacto da disrupção tecnológica na indústria jornalística;
- Perceber como pode o jornalismo adaptar-se às novas formas de consumo de informação;
- Identificar os problemas e reconhecer ameaças aos valores e fronteiras do jornalismo;
- Analisar as mudanças nos modelos de negócio e a utilização de novas formas de financiamento;
- Reconhecer a importância da inovação no futuro do jornalismo;
Programa
____
Módulo 1 – A urgência de um novo modelo de negócio para o jornalismo
- A falência dos modelos tradicionais de financiamento;
- Jornalismo sustentável: muito mais do que fontes de receita;
- Modelos de negócio alternativos: crowdfunding; assinaturas digitais; conteúdos patrocinados; bolsas de financiamento; organizações sem fins lucrativos;
- Como fazer um modelo de negócios ou uma estratégia de financiamento.
Módulo 2 – Jornalismo sustentável: estudos de caso
- The Guardian;
- The Texas Tribune;
- The Narwhal;
- Público;
- Fumaça;
- Mensagem de Lisboa;
- Gerador.
Bibliografia
____
- BONIXE, L. (2023). Practices and models of entrepreneurial journalism in portugal. Brazilian Journalism Research, 18, 550-573.
- MEDINA-LAVERÓN, M., SÁNCHEZ-TABERNERO A. & BREINER, J. (2021). Some viable models for digital public-interest journalism. Profesional de la información, Vol. 30.
- Meier, K., Schützeneder, J., García Avilés, J. A., Valero-Pastor, J. M., Kaltenbrunner, A., Lugschitz, R. & Saner, M. (2022). Examining the Most Relevant Journalism Innovations: A Comparative Analysis of Five European Countries from 2010 to 2020. Journalism and Media, 3(4), 698-714.
- PAVLIK, J.V. (2013). Innovation and The Future of Journalism. Digital Journalism.
- SANTOS SILVA, D. (2021). Paradigmatic innovation in European cultural journalism: the pursuit of sustainability. In Vol. 7 No. 1 (2021): Special Issue: Changes in Cultural Heritage Communication. The Journal of Media Innovations.
PROPINA
____
Ver tabela em informações úteis.
docentes
____
Dora Santos Silva é professora auxiliar na NOVA FCSH, onde coordena a pós-graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas e o mestrado em Jornalismo. Doutorada em Media Digitais pelo programa UT Austin | Portugal CoLab, na NOVA FCSH. Investigadora do ICNOVA. Experiência profissional em jornalismo, edição de conteúdos, copywriting e consultoria editorial para instituições culturais. https://www.fcsh.unl.pt/faculdade/docentes/dorasantossilva/
Patrícia Caneira é doutoranda em Ciências da Comunicação – Estudo dos Media e Jornalismo, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA FCSH, mestre em Ciências da Comunicação – Estudo dos Media e Jornalismo pela mesma instituição e licenciada em Comunicação Social – Informação e Jornalismo pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. A sua investigação foca-se na inovação nos media, nos media independente e nos modelos de negócio do jornalismo. A título profissional passou pela revista Sábado, a Mood Magazine, o Onde Ir, a DOT Magazine e o Gerador. Foi responsável de comunicação do projeto Os Dados e Nós e atualmente é investigadora no projeto siICC – Saber Inovar nas Indústrias Culturais e Criativas, no projeto Local Media for Democracy e no Obi.Media – Observatório de Inovação nos Media. Faz ainda parte da comissão organizadora da INN – International Conference on Media Innovation e do XVIII Congresso da AsHisCom 2023.