Data: 30 Ago a 3 Set
Docente: Leonor Santa Bárbara
Docente: Maria do Rosário Laureano Santos
Docente: Mário Paulo Costa Martins
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos grupos 200, 210, 220, 300, 310, 400 e 410.
Ensino Presencial
Ensino Presencial (Se as condições sanitárias permitirem)

____

• Consolidar estruturas elementares da língua grega;
  • Adquirir conhecimentos de língua grega que possibilitem a leitura e compreensão de textos simples;
  • Desenvolver técnicas de análise de texto que possibilitem a tradução de frases simples;
  • Estabelecer relações entre o Grego e o Português, ao nível do léxico e de estruturas morfo-sintáticas de base;
  • Estabelecer relações entre aspetos da cultura grega que ocorram nos textos e aspetos da cultura ocidental.

____

O programa incidirá no estudo da Morfologia e da Sintaxe.

Morfologia

•  A flexão nominal: nomes da terceira declinação; pronomes, adjetivos da 2ª. classe;
  • A flexão verbal: o imperfeito, o futuro e o aoristo do indicativo.

Sintaxe

• Complementos circunstanciais;
  • Orações subordinadas e coordenadas.

____

• Alexandre Júnior, M., Gramática de Grego Clássico e Helenístico, Lisboa, Alcalá, 2003.
  • Goodwin, William W., A Greek Grammar, Londres, Macmillan, 1978.
  • Bailly, A., Dictionnaire de Grec-Français, Paris, Hachette, 1950.
  • Liddell, H. G., Abridged Greek Lexicon, Oxford, Oxford University Press, 1977.
  • Flacelière, L., A Vida Quotidiana dos Gregos no tempo de Péricles, Lisboa, Livros do Brasil, 1980.

PRé requisitos

____

Conhecimentos de língua grega correspondentes ao Curso de Iniciação ao Grego (nível 1).

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis

docentes

____

Leonor Santa Bárbara é Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses da NOVA FCSH, onde leciona as cadeiras de Grego, Literatura Grega e Cultura Clássica Grega, entre outras. Além disso, é investigadora integrada do CHAM – Centro de Humanidades (NOVA FCSH/UAç), no grupo de investigação Antiguidade e a sua Recepção.

Maria do Rosário Laureano Santos é Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses da NOVA FCSH, onde leciona as cadeiras de Latim, Cultura Clássica Latina, entre outras. É investigadora integrada do CHAM – Centro de Humanidades (NOVA FCSH/UAç), no grupo de investigação Antiguidade e a sua Recepção.

Mário Paulo Costa Martins é Professor efetivo da ES Camões, onde leciona Português, Latim e Grego. É Mestre em Estudos Clássicos e doutorando em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global. É professor cooperante da NOVA FCSH, no âmbito dos estágios de Latim, e membro colaborador do Instituto de Estudos de Literatura e Tradução (IELT).

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer