Data: 17 Jan a 11 Fev 2022
Horário: segundas, quartas e sextas-feiras das 18h00 às 20h00 | 11 de fevereiro das 18h00 às 21h00
Duração: 25h | 2 ECTS
Área: História, Património e Cultura
Docente responsável: Aurora Almada e Santos
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino a distância

____

História da Descolonização é um curso que examina a dissolução dos impérios coloniais europeus após a II Guerra Mundial. O curso pretende analisar a complexidade do processo de descolonização e salientar as múltiplas dinâmicas entre as metrópoles, os territórios coloniais e a arena internacional. O objetivo será focar-se nas descolonizações britânica, francesa, belga, holandesa, espanhola e portuguesa, estabelecendo uma análise comparativa.

____

História da Descolonização será dividida em oito sessões, que apresentarão em simultâneo uma abordagem cronológica e geográfica. A primeira sessão será dedicada à problematização do conceito de descolonização. A segunda sessão abarcará a análise da ascensão do imperialismo europeu em finais do século XIX e inícios do século XX. Em seguida, será discutido o período entre guerras, com destaque para os mecanismos criados após a I Guerra Mundial para a supervisão das colónias das potências derrotadas no conflito (a Alemanha e o Império Otomano), bem como as situações em que alguns territórios, como o Iraque, alcançaram a independência. Na quarta sessão serão discutidas as diversas teorias desenvolvidas pela historiografia para explicar o processo de descolonização após a II Guerra Mundial. As restantes quatro sessões serão dedicadas ao estudo da descolonização na Ásia, Médio Oriente e Mediterrâneo, África Subsariana, bem como a África Austral, dando-se destaque ao papel dos atores não estatais e das organizações não governamentais na promoção do direito à autodeterminação dos povos colonizados.

Pretende-se que após a conclusão do curso os alunos estejam em condições de:

• Problematizar o conceito de descolonização;
  • Compreender a ascensão do imperialismo europeu;
  • Identificar e avaliar as diferentes interpretações historiográficas quanto ao processo de descolonização;
  • Compreender a correlação entre as dimensões locais, regionais e globais da descolonização;
  • Reconhecer padrões de continuidade e mudança no processo de descolonização;
  • Comparar a descolonização em contextos cronológicos e geográficos.

____

• HOBSBAWM, Eric – A Era dos Impérios, 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
  • PEDERSON, Susan – The Guardians: The League of Nations and the Crisis of Empire. Nova Iorque: Oxford University Press, 2015.
  • COOPER, Frederick – Colonialism in Question: Theory, Knowledge, History. Berkeley: University of California Press, 2005.
  • SPRINGHALL, John – Decolonization Since 1945: The Collapse of European Overseas Empires. Reino Unido: Palgrave Macmillan, 2001.
  • EGGERS, Nicole; PEARSON, Jessica Lynne; SANTOS, Aurora Almada e (ed.) – The United Nations and Decolonization. Londres: Routledge, 2020.

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis.

docentes

____

Aurora Almada e Santos é investigadora do Instituto de História Contemporânea, com contrato desde 2019 no âmbito do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual, na categoria de investigador júnior. Enquanto investigadora tem-se dedicado ao estudo da dimensão internacional da descolonização portuguesa. É autora de diversas publicações: livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas. Tem participado, com a apresentação de comunicações, em encontros científicos nacionais e internacionais. No âmbito das suas atividades merecem ainda destaque a edição de publicações, a organização de conferências, a revisão de artigos e a execução de projetos de investigação.

Livros Publicados:

• A Organização das Nações Unidas e a Questão Colonial Portuguesa (1960-1974). Lisboa: Instituto de Defesa Nacional, 2017

Livros Editados:

• The United Nations and Decolonization – EGGERS, Nicole; PEARSON, Jessica Lynne; SANTOS, Aurora Almada e (ed.). Londres: Routledge, 2020.
  • Portugal e as Organizações Internacionais: Comportamentos, Mensagens e Impactos – CUNHA, Alice; SANTOS, Aurora Almada e; SANTOS, Yvette (org.). Lisboa: Observatório Político, 2014
  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos de ANO NOVO (CAN)

As nossas redes