Fev
Duração: 25h | 2 ECTS
Área: Comunicação, Política, Linguagem e Filosofia
Docente: Patrícia Ascensão - Docente Responsável
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral: Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300 e 400.
Ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino a distância

____

Este curso pretende facultar a aquisição dos conhecimentos e competências fundamentais para a compreensão crítica e utilização de ferramentas e metodologias adequadas à conceção, planeamento, gestão e financiamento de projetos culturais e criativos. Pretende-se que os alunos sejam capazes de compreender os conceitos fundamentais da gestão de projetos, de identificar as especificidades da gestão de projetos culturais e criativos, de aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos indispensáveis para conseguir conceber, organizar e produzir e avaliar um projeto cultural e criativo, e de definir e implementar uma estratégia para angariação de financiamento para um projeto cultural e criativo.

Enquadramento

Questões introdutórias

• Tendências e desafios atuais no setor da cultura.
  • Políticas culturais e documentos estratégicos.
  • Organizações e legislação fundamental do setor cultural.

Projetos culturais e criativos

• Conceções teóricas e características.
  • Objetivos e finalidade de um projeto.
  • O ciclo de vida de um projeto: fases de produção.

A gestão estratégica aplicada ao contexto cultural e criativo

• Pensamento estratégico: conceitos chave.
  • Planeamento estratégico: as fases do processo.
  • Metodologias e ferramentas de análise e diagnóstico estratégico.
  • Técnicas de geração de ideias e soluções.
  • Ferramentas para planeamento e gestão de projetos.

Financiamento de projetos culturais e criativos

• O orçamento do projeto: custos e proveitos
  • Tipologias de financiamento: natureza, objeto e origem.
  • Oportunidades de financiamento para projetos culturais.
  • Estratégias de angariação de recursos financeiros e apoios.
  • Elaboração de um dossiê de apoios e patrocínios e construção de um mapa de contrapartidas.

____

• AAVV (2010). Novos Trilhos Culturais. Práticas e Políticas. Lisboa: ICS.
  • Byrnes, William (2012). Management and the Arts. UK: Taylor & Francis.
  • Lopes, João Teixeira (2007), Da Democratização à Democracia Cultural. Uma reflexão sobre políticas culturais e espaço público. Porto: Profedições.
  • Veal, A.J. & Burton, C. (2014). Research Methods for Arts and Event Management. UK: Pearson Education Limited.
  • Walter, Carla (2015). Arts Management: An entrepreneurial approach. London: Routledge.

PROPINA

____

Ver tabela em Informações úteis.

docentes

____

Patrícia Ascensão é Doutorada em Ciências da Comunicação (2021), na especialidade de Estudos dos Média e do Jornalismo, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Concluiu ainda a licenciatura em História e Arqueologia (2001), a pós-graduação em Práticas Culturais para Municípios (2008) e o mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura (2015). A sua experiência profissional, que conta já com quase 20 anos, centra-se nos campos da consultoria, investigação, formação e ensino no setor cultural e criativo, em particular no âmbito dos estudos dos média e jornalismo, da gestão e programação cultural, da comunicação de cultura e estudos de receção, de desenvolvimento de públicos e mediação cultural, da valorização e dinamização do património cultural. Desempenhou funções de coordenação na divisão cultural em contexto autárquico, tendo atuado nas seguintes áreas: Património Cultural, Animação Cultural, Movimento Associativo e Gestão de Equipamentos Culturais. Esteve responsável pela programação de espaços e equipamentos culturais; pela conceção, coordenação e produção de projetos culturais e criativos; pela dinamização de serviços educativos em equipamentos culturais; pela organização e produção de espetáculos, exposições, congressos e conferências; pela participação em programas e projetos culturais de âmbito regional e nacional; pela elaboração de estudos de públicos e de candidaturas a fundos europeus. Foi ainda a gestora e responsável do processo de implementação do SGQ no setor cultural em contexto autárquico. Atualmente é professora auxiliar convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e professora adjunta convidada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre). É ainda consultora nas áreas da cultura, das artes, do património cultural e das indústrias criativas e investigadora no ICNOVAInstituto de Comunicação da Nova (NOVA|FCSH), onde colabora como em vários projetos e grupos de investigação na área das Ciências da Comunicação. É membro do Observatório de Inovação nos Média na mesma instituição.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos de ANO NOVO (CAN)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer