Fev
Docente: Susana Viegas
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino a Distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino a Distância

____

Que influência teve o cinema no pensamento filosófico do século XX? Para a filosofia do cinema, um filme é um objeto artístico que nos faz pensar em certas questões filosóficas relacionadas com o tempo, o movimento e a subjetividade, o atual e o virtual, a crença e o niilismo. Nesse sentido, este curso procura dar a conhecer o pensamento de Gilles Deleuze (1925-1995), um dos principais filósofos do século XX, analisando a sua prática filosófica com o cinema e explorando o pensamento crítico das imagens em movimento através de uma reflexão sobre alguns dos mais conhecidos conceitos deleuzianos: a imagem-tempo e a imagem-cristal.

____

As cinco sessões que compõem este curso procuram apresentar a filosofia do cinema de Gilles Deleuze e revisitar alguns dos seus conceitos mais conhecidos. A partir da leitura e análise crítica de alguns capítulos selecionados de A Imagem-movimento (1983) e A Imagem-Tempo (1985), procura-se esclarecer os conceitos filosóficos de imagem-movimento, imagem-tempo, imagem-ação, imagem-recordação, imagem-cristal, autómato espiritual, atual e virtual. Analisaremos as consequências da crise da imagem-ação, a estrutura da imagem-tempo e a natureza da relação entre ética e política. Cada sessão contará com o visionamento e discussão de uma seleção de cenas dos filmes que melhor ilustram o tema de cada sessão (Ozu, Antonioni, Rossellini, Duras, Welles, Resnais, Minnelli, Bresson, entre outros).

1. O que é a filosofia do cinema? A práxis de Gilles Deleuze.
  2. Consequências da crise da imagem-ação: a imagem-tempo, pontas de presente e camadas de passado.
  3. O Neorrealismo: situações óticas e sonoras puras.
  4. A imagem-cristal: atual e virtual.
  5. Pensamento e cinema: o autómato espiritual e a crença neste mundo.

____

• Deleuze, Gilles. L’Image-mouvement (Paris : Les éditions de Minuit, 1983).
  • Deleuze, Gilles. L’Image-temps (Paris : Les éditions de Minuit, 1985).
  • Viegas, Susana, “ ‘Pensar o cinema pelo cinema?’: Deleuze, Filosofia e Cinema. Uma introdução,” Revista Portuguesa de Filosofia 69, 3-4 (2013): 491 – 504.
  • Livingston, Paisley and Carl Plantinga (Ed.). The Routledge Companion to Philosophy and Film (London/New York: Routledge, 2009).

docentes

____

Susana Viegas é Investigadora em Filosofia do Cinema no Instituto de Filosofia da Nova-IFILNOVA, Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em Filosofia (Estética) pela NOVA|FCSH em 2013 com uma dissertação sobre a filosofia do cinema em Gilles Deleuze tendo recebido uma bolsa de investigação atribuída pela FCT (2007-2011). Foi bolseira da FCT de pósdoutoramento com o projeto “Rethinking the Moving Image and Time in Gilles Deleuze’s Philosophy” (2014-2019) na NOVA|FCSH e na Deakin University. Tem publicado diversos artigos e capítulos de livros sobre filosofia do cinema, Deleuze, Cavell, Heidegger, Espinosa, Merleau-Ponty e Lyotard.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos de ANO NOVO (CAN)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer