
Filosofia do Cinema: Deleuze e a Imagem-Tempo
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino a Distância
Objetivos
____
Que influência teve o cinema no pensamento filosófico do século XX? Para a filosofia do cinema, um filme é um objeto artístico que nos faz pensar em certas questões filosóficas relacionadas com o tempo, o movimento e a subjetividade, o atual e o virtual, a crença e o niilismo. Nesse sentido, este curso procura dar a conhecer o pensamento de Gilles Deleuze (1925-1995), um dos principais filósofos do século XX, analisando a sua prática filosófica com o cinema e explorando o pensamento crítico das imagens em movimento através de uma reflexão sobre alguns dos mais conhecidos conceitos deleuzianos: a imagem-tempo e a imagem-cristal.
Programa
____
As cinco sessões que compõem este curso procuram apresentar a filosofia do cinema de Gilles Deleuze e revisitar alguns dos seus conceitos mais conhecidos. A partir da leitura e análise crítica de alguns capítulos selecionados de A Imagem-movimento (1983) e A Imagem-Tempo (1985), procura-se esclarecer os conceitos filosóficos de imagem-movimento, imagem-tempo, imagem-ação, imagem-recordação, imagem-cristal, autómato espiritual, atual e virtual. Analisaremos as consequências da crise da imagem-ação, a estrutura da imagem-tempo e a natureza da relação entre ética e política. Cada sessão contará com o visionamento e discussão de uma seleção de cenas dos filmes que melhor ilustram o tema de cada sessão (Ozu, Antonioni, Rossellini, Duras, Welles, Resnais, Minnelli, Bresson, entre outros).
- O que é a filosofia do cinema? A práxis de Gilles Deleuze.
- Consequências da crise da imagem-ação: a imagem-tempo, pontas de presente e camadas de passado.
- O Neorrealismo: situações óticas e sonoras puras.
- A imagem-cristal: atual e virtual.
- Pensamento e cinema: o autómato espiritual e a crença neste mundo.
Bibliografia
____
- Deleuze, Gilles. L’Image-mouvement (Paris : Les éditions de Minuit, 1983).
- Deleuze, Gilles. L’Image-temps (Paris : Les éditions de Minuit, 1985).
- Viegas, Susana, “ ‘Pensar o cinema pelo cinema?’: Deleuze, Filosofia e Cinema. Uma introdução,” Revista Portuguesa de Filosofia 69, 3-4 (2013): 491 – 504.
- Livingston, Paisley and Carl Plantinga (Ed.). The Routledge Companion to Philosophy and Film (London/New York: Routledge, 2009).
docentes
____
Susana Viegas é Investigadora em Filosofia do Cinema no Instituto de Filosofia da Nova-IFILNOVA, Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em Filosofia (Estética) pela NOVA|FCSH em 2013 com uma dissertação sobre a filosofia do cinema em Gilles Deleuze tendo recebido uma bolsa de investigação atribuída pela FCT (2007-2011). Foi bolseira da FCT de pósdoutoramento com o projeto “Rethinking the Moving Image and Time in Gilles Deleuze’s Philosophy” (2014-2019) na NOVA|FCSH e na Deakin University. Tem publicado diversos artigos e capítulos de livros sobre filosofia do cinema, Deleuze, Cavell, Heidegger, Espinosa, Merleau-Ponty e Lyotard.